EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL
Resumo
Revisão integrativa da literatura que objetivou descrever as evidências científicas disponíveis acerca da paralisia
cerebral infantil. A busca dos artigos se deu nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE, nos meses de maio a setembro de 2012.
A amostra foi constituída por 25 estudos publicados, nos idiomas português e/ou inglês, entre janeiro de 2006 e abril de 2012. A
análise das publicações identificou oito eixos temáticos sobre o tema: considerações gerais acerca da patologia, classificação do
grau de comprometimento motor e cognitivo, conhecimento dos pais acerca da paralisia cerebral, o impacto da doença para as mães/
familiares e crianças, avaliação e promoção da qualidade de vida das mães/crianças, assistência à criança com paralisia cerebral, e
inclusão social da criança com paralisia cerebral. Constatou-se reduzido número de artigos publicados relacionados à assistência
de enfermagem à criança com paralisia cerebral, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre o tema no Brasil e no mundo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i4.34939 ';
Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br
Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)
Versão eletrônica ISSN 2176-9133