EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v18i4.34939Palavras-chave:
Enfermagem, Paralisia cerebral, Criança, Cuidados de enfermagem.Resumo
Revisão integrativa da literatura que objetivou descrever as evidências científicas disponíveis acerca da paralisia
cerebral infantil. A busca dos artigos se deu nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE, nos meses de maio a setembro de 2012.
A amostra foi constituída por 25 estudos publicados, nos idiomas português e/ou inglês, entre janeiro de 2006 e abril de 2012. A
análise das publicações identificou oito eixos temáticos sobre o tema: considerações gerais acerca da patologia, classificação do
grau de comprometimento motor e cognitivo, conhecimento dos pais acerca da paralisia cerebral, o impacto da doença para as mães/
familiares e crianças, avaliação e promoção da qualidade de vida das mães/crianças, assistência à criança com paralisia cerebral, e
inclusão social da criança com paralisia cerebral. Constatou-se reduzido número de artigos publicados relacionados à assistência
de enfermagem à criança com paralisia cerebral, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre o tema no Brasil e no mundo.
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