EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL

Autores

  • Virna Ribeiro Feitosa Cestari
  • Islene Victor Barbosa
  • Zuíla Maria de Figueiredo Carvalho
  • Elizabeth Mesquita Melo
  • Rita Mônica Borges Studart

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i4.34939

Palavras-chave:

Enfermagem, Paralisia cerebral, Criança, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Revisão integrativa da literatura que objetivou descrever as evidências científicas disponíveis acerca da paralisia
cerebral infantil. A busca dos artigos se deu nas bases SciELO, LILACS e MEDLINE, nos meses de maio a setembro de 2012.
A amostra foi constituída por 25 estudos publicados, nos idiomas português e/ou inglês, entre janeiro de 2006 e abril de 2012. A
análise das publicações identificou oito eixos temáticos sobre o tema: considerações gerais acerca da patologia, classificação do
grau de comprometimento motor e cognitivo, conhecimento dos pais acerca da paralisia cerebral, o impacto da doença para as mães/
familiares e crianças, avaliação e promoção da qualidade de vida das mães/crianças, assistência à criança com paralisia cerebral, e
inclusão social da criança com paralisia cerebral. Constatou-se reduzido número de artigos publicados relacionados à assistência
de enfermagem à criança com paralisia cerebral, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre o tema no Brasil e no mundo.
 

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

Cestari, V. R. F., Barbosa, I. V., Carvalho, Z. M. de F., Melo, E. M., & Studart, R. M. B. (2013). EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ACERCA DA PARALISIA CEREBRAL INFANTIL. Cogitare Enfermagem, 18(4). https://doi.org/10.5380/ce.v18i4.34939

Edição

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