VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO PARA CONSTRUÇÃO DE SÍTIO VIRTUAL SOBRE USO DO BRINQUEDO NA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
Resumo
O brincar possibilita cuidar da criança hospitalizada em situações ansiogênicas. Este estudo exploratório, quantitativo e qualitativo, realizado de abril de 2008 a abril de 2009, objetivou validar o conteúdo sobre uso do brinquedo na Enfermagem Pediátrica para construção de sítio virtual. Utilizou-se a Técnica Delphi e a escala Likert com valores de 5 a 1 ponto; o Coeficiente Alfa (α) de Cronbach (≥ 0,7) mediu a consistência interna de três domínios com 24 ementas e a porcentagem (≥ 70%) comparou a concordância entre 12 juízas. No primeiro ciclo levantou-se o julgamento dos três domínios propostos alcançando α de Cronbach de 0,96. O segundo ciclo verificou α de Cronbach de 0,91 e mediu a propriedade e a clareza de 23 ementas. As sugestões foram agrupadas e analisadas para serem aceitas ou modificadas. Validou-se o conteúdo proposto embasado no atendimento às necessidades infantis.
Palavras-chave
Jogos e brinquedo; Comunicação; Hospitalização; Enfermagem pediátrica.