DESCOBRINDO ENFERMAGEM EXPERIMENTANDO SER ENFERMEIRO

Autores

  • Paulo Alexandre Oliveira Marques

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.31322

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Educação superior, Orientação vocacional.

Resumo

Atividade desenvolvida em 2011 no âmbito do Programa Nacional de Iniciação ao Ambiente Universitário para os estudantes do ensino secundário, em Portugal, promovido pela Universidade do Porto, em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal. Os estudantes foram desafiados a experimentar um conjunto de procedimentos de enfermagem e a trabalhar num conceito de enfermagem. Durante uma semana os estudantes vivenciaram o ambiente da Escola de Enfermagem, participaram em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, em contexto laboratorial, para construírem e apresentarem sua perspectiva do que é ser enfermeiro. A experiência revelou-se positiva, segundo os participantes, contribuindo para a formação de uma ideia crítico-reflexiva acerca do curso de graduação e da Enfermagem, auxiliando-os na clarificação de percepções e na definição da sua orientação vocacional, além de otimizar a convivência com estudantes do ensino superior, o que se revelou uma oportunidade de amadurecimento.

Downloads

Publicado

29-03-2013

Como Citar

Marques, P. A. O. (2013). DESCOBRINDO ENFERMAGEM EXPERIMENTANDO SER ENFERMEIRO. Cogitare Enfermagem, 18(1). https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.31322

Edição

Seção

Reflexão