RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Autores

  • Rosa Maria Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30391

Palavras-chave:

Educação superior, Enfermagem, Avaliação educacional

Resumo

Com o objetivo de avaliar a implementação do portfólio em uma disciplina do Curso de Graduação de Enfermagem após dois anos consecutivos, este estudo tece reflexões sobre a construção de portfólio na formação profissional. Tal experiência foi oriunda dos relatórios dos Seminários Nacionais de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Os aspectos positivos de seu uso focalizam para o desenvolvimento da capacidade crítica do acadêmico, e para a reflexão sobre sua prática profissional; para a capacidade de analisar os problemas e propor soluções e também é um instrumento efetivo na busca de novos conhecimentos. Encontrou-se a repetição de portfólios já apresentados por outros alunos, o estranhamento do método e a dificuldade de autoavaliação. Conclui-se que o tempo e o desenvolvimento em uma única disciplina foram fatores limitantes do seu êxito; o método tem positividades e negatividades, como outras estratégias avaliativas, devendo ser contextualizado quanto ao uso de sua utilização.

Downloads

Publicado

28-12-2012

Como Citar

Rodrigues, R. M. (2012). RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO PORTFÓLIO NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 17(4). https://doi.org/10.5380/ce.v17i4.30391

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA