ESTRATÉGIAS DE MÃES COM FILHOS PORTADORES DE HIV PARA CONVIVEREM COM A DOENÇA

Autores

  • Marli Teresinha Gimeniz Galvão Universidade Federal do Ceará
  • Ivana Cristina Vieira Lima Universidade Federal do Ceará
  • Gilmara Holanda da Cunha Universidade Federal do Ceará
  • Vanessa Frota Santos Universidade Federal do Ceará
  • Maria Isabella Aguiar Mindêllo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.27630

Palavras-chave:

HIV, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Estratégias, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivou-se identificar estratégias de mães com filhos portadores de HIV para conviverem com a doença. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido entre fevereiro e março de 2011 num hospital público de referência no atendimento a indivíduos com HIV e aids em Fortaleza-Ceará. Dez mães portadoras de HIV, com pelo menos um filho com sorologia anti-HIV positiva, participaram de entrevista com roteiro semiestruturado. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo, produzindo-se cinco categorias: Adoção da religiosidade como fonte de esperança; Avigoramento dos cuidados com a criança e superproteção; Busca do apoio familiar e social; Desenvolvimento da autoculpa; Negação da doença e ocultação do diagnóstico. Os resultados mostram que as mães encontram estratégias positivas e negativas para enfrentarem a doença. A enfermagem pode contribuir na integração dos familiares de portadores de HIV e proporcionar melhor qualidade de vida de acordo com os recursos que estes dispõem para viver.

 

Biografia do Autor

Marli Teresinha Gimeniz Galvão, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Doenças Tropicais. Professora da Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Líder do Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (NEAIDS).

Ivana Cristina Vieira Lima, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Centro Tecnológico de Educação do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (NEAIDS).

Gilmara Holanda da Cunha, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Farmacologia. Professora da Graduação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará (FAECE). Membro do Núcleo de Estudos em HIV/aids e Doenças Associadas (NEAIDS).

Vanessa Frota Santos, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará.

Maria Isabella Aguiar Mindêllo, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Galvão, M. T. G., Lima, I. C. V., Cunha, G. H. da, Santos, V. F., & Mindêllo, M. I. A. (2013). ESTRATÉGIAS DE MÃES COM FILHOS PORTADORES DE HIV PARA CONVIVEREM COM A DOENÇA. Cogitare Enfermagem, 18(2). https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.27630

Edição

Seção

Artigo Original