DIABETES MELLITUS SOB A ÓTICA DO ADOLESCENTE

Autores

  • Larissa Evangelista Ferreira Hospital Alto Vale
  • Elisangela Argenta Zanatta Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Luiza Bevilaqua Brumm Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Simone Cristine dos Santos Nothaft Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria da Graça Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.27045

Palavras-chave:

Adolescente, Diabetes mellitus, Enfermagem.

Resumo

Pesquisa qualitativa realizada em 2011 com oito adolescentes portadores de diabetes mellitus tipo 1 com objetivo de conhecer percepções e identificar limitações que esses vivenciam em face à doença no âmbito familiar, social e alimentar. Para a coleta das informações utilizou-se Dinâmicas de Criatividade e Sensibilidade preconizadas pelo Método Criativo Sensível. A interpretação das informações seguiu a análise temática de conteúdo, surgindo duas categorias: O diabetes na vida do adolescente e Limitações impostas pela doença. Os resultados apontam sentimentos diversos, como esperança, alegria e tristeza e dificuldades, como cobranças feitas por profissionais de saúde e pais, horários rígidos para medicação e convivência com crises de hipoglicemia. As limitações relacionam-se às dificuldades para ser aceito e conviver com amigos e às restrições alimentares. A pesquisa trouxe elementos importantes que reforçam os observados em outros estudos, servindo de subsídios para a elaboração de cuidados de enfermagem ao adolescente diabético.

Biografia do Autor

Larissa Evangelista Ferreira, Hospital Alto Vale

Enfermeira da UTI do Hospital Alto Vale de Rio do Sul - SC

Elisangela Argenta Zanatta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Doutoranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Pela UFRGS. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa CEVIDA-UFRGS e do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado humano e processo saúde-adoecimento- UDESC. 

Maria Luiza Bevilaqua Brumm, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora na Universidade do Estado de Santa Catarina. Diretora Geral Pró-Tempore do Centro de Educação Superior do Oeste – UDESC. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Cuidado humano e processo saúde-adoecimento- UDESC.

Simone Cristine dos Santos Nothaft, Universidade do Estado de Santa Catarina

Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria da Graça Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Líder do Grupo de pesquisa CEVIDA

Downloads

Publicado

28-03-2013

Como Citar

Ferreira, L. E., Zanatta, E. A., Brumm, M. L. B., Nothaft, S. C. dos S., & Motta, M. da G. (2013). DIABETES MELLITUS SOB A ÓTICA DO ADOLESCENTE. Cogitare Enfermagem, 18(1). https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.27045

Edição

Seção

Artigo Original