REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE AGENTES COMUNITÁRIOS: PISTAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autores

  • Christiano Adson Barbosa Lima
  • Antonio Luís Parlandin dos Santos
  • Arlete Marinho Gonçalves
  • Elizabeth Teixeira
  • Horácio Pires Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i1.26369

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação continuada, Agentes comunitários de saúde.

Resumo

Estudo de natureza qualitativa teve por objetivo analisar a estrutura das representações sociais de educação em saúde de agentes comunitários de saúde da cidade de Oriximiná - Pará; adotou-se como referencial a Teoria das Representações Sociais, numa perspectiva estrutural. Os dados foram coletados por meio de evocação livre à expressão educação em saúde de 61 agentes comunitários de saúde, processados pelo software EVOC2003 e analisados por meio do quadro de quatro casas. Os resultados indicam uma estrutura representacional positiva, revelando como elementos centrais da representação os termos prevenção e orientação, e apontam-se questões para nortear processos de educação permanente. Conclui-se que as representações estão relacionadas à teia complexa que envolve o agir dos agentes comunitários em saúde.

Downloads

Publicado

2012-03-31

Como Citar

Lima, C. A. B., Santos, A. L. P. dos, Gonçalves, A. M., Teixeira, E., & Medeiros, H. P. (2012). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE AGENTES COMUNITÁRIOS: PISTAS PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE. Cogitare Enfermagem, 17(1). https://doi.org/10.5380/ce.v17i1.26369

Edição

Seção

Artigo Original