CONSEQUÊNCIAS DA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Maria de Fátima Cordeiro Trajano Universidade Federal do Pernambuco
  • Glauberto da Silva Quirino Universidade Regional do Cariri
  • Gleice Adriana Araújo Gonçalves Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i3.25879

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Gravidez na adolescência, Reprodução, Enfermagem

Resumo

Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, objetivou compreender as mudanças ocorridas após a maternidade na adolescência. As 17 primíparas adolescentes que participaram da pesquisa foram selecionadas com base nos critérios de inclusão e exclusão, em um serviço de referência no Município de Barbalha-Ceará, e a coleta dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada durante visitas domiciliares no período de junho a outubro de 2011. A técnica de análise de conteúdo contribuiu como método de organização e análise dos dados e da qual emergiu a categoria Consequências da maternidade na adolescência e as subcategorias de análise Consequências sociais da maternidade, Percepção negativa sobre a autoimagem, Consequências comportamentais da maternidade e Preocupação/insegurança com a contracepção. O estudo possibilitou reforçar outros achados sobre a temática, desvelando aspectos importantes e suas repercussões na vida das adolescentes.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Cordeiro Trajano, Universidade Federal do Pernambuco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA(2011). Especialista em Estratégia de Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA(2012), Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Pernambuco -UFPE. 

Glauberto da Silva Quirino, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001), graduação em Curso de Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade Regional do Cariri (1997) e mestrado em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2009). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS. Atualmente é professor assistente da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, adolescência, gravidez, período pós-parto e conhecimento.

Gleice Adriana Araújo Gonçalves, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2001), Especialização em Docência do Ensino Superior (2009), e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Atualmente é Professora Assistente da Universidade Regional do Cariri e pesquisadora do CNPq vinculada ao Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GRUPESC) na linha de pesquisa: Enfermagem e a Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher e da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Materno-Infantil, Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Downloads

Publicado

2012-09-29

Como Citar

Trajano, M. de F. C., Quirino, G. da S., & Araújo Gonçalves, G. A. (2012). CONSEQUÊNCIAS DA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 17(3). https://doi.org/10.5380/ce.v17i3.25879

Edição

Seção

Artigo Original