GRUPOS EDUCATIVOS EM CONTRACEPÇÃO: NARRATIVAS E PRÁTICAS DE ENFERMEIRAS

Autores

  • Adriana Lemos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i1.21109

Palavras-chave:

Derechos sexuales y reproductivos, Salud de la mujer, Educación en salud, Anticoncepción.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem sobre sexualidade, questões de gênero, direitos sexuais e reprodutivos e aplicação pedagógica de enfermeiras que desenvolvem grupos educativos em contracepção. As profissionais aqui referidas participaram do Curso do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher/Contracepção promovido pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Trata-se da síntese de estudo descritivo desenvolvido com abordagem qualitativa e etnográfica, observação participante e entrevistas. O curso em questão repercutiu diferentemente entre as informantes, em razão não só do tempo de experiência profissional, mas pela diferença geracional. Os grupos observados apresentaram características diversas e foram classificados da seguinte forma: espaço informativo e espaço dinâmico. Consideramos que os profissionais que atuam em grupos educativos são atores sociais que podem/devem contribuir para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, de modo a atingir a tão proclamada integralidade da atenção em saúde.

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Publicado

30-03-2011

Como Citar

Lemos, A. (2011). GRUPOS EDUCATIVOS EM CONTRACEPÇÃO: NARRATIVAS E PRÁTICAS DE ENFERMEIRAS. Cogitare Enfermagem, 16(1). https://doi.org/10.5380/ce.v16i1.21109

Edição

Seção

Artigo Original