ENSINO AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Carla Dantas Cavalcanti UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Cristina Silva Arruda UFF

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21088

Palavras-chave:

Enfermagem, Insuficiência cardíaca, Educação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar estratégias de intervenção de enfermagem utilizadas no ensino do paciente com insuficiência cardíaca. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quanti-qualitativa. Dos 270 artigos científicos encontrados 47 foram selecionados, 51% são estudos experimentais e observacionais, 25% revisões e 15% relatos de experiência, 57% de revistas americanas, 34% européias e 6% brasileiras. As estratégias mais utilizadas foram a discussão individual (47%), monitorização telefônica (32%) e uso de material escrito (25%); estas foram desenvolvidas em 46% dos casos em Clínicas de Insuficiência Cardíaca. Os estudos demonstram as ações direcionadas para o ensino e monitorização de pacientes e reflete a preocupação crescente na discussão de estratégias de intervenção com vistas a melhora na qualidade de vida dos pacientes com Insuficiência Cardíaca. Contudo, é necessário que as pesquisas contemplem a análise da eficácia da implementação das estratégias. 

Biografia do Autor

Ana Carla Dantas Cavalcanti, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Cavalcanti, A. C. D., & Arruda, C. S. (2012). ENSINO AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21088

Edição

Seção

Revisão