Open Journal Systems

ENSINO AO PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NAS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

Ana Carla Dantas Cavalcanti, Cristina Silva Arruda

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar estratégias de intervenção de enfermagem utilizadas no ensino do paciente com insuficiência cardíaca. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem quanti-qualitativa. Dos 270 artigos científicos encontrados 47 foram selecionados, 51% são estudos experimentais e observacionais, 25% revisões e 15% relatos de experiência, 57% de revistas americanas, 34% européias e 6% brasileiras. As estratégias mais utilizadas foram a discussão individual (47%), monitorização telefônica (32%) e uso de material escrito (25%); estas foram desenvolvidas em 46% dos casos em Clínicas de Insuficiência Cardíaca. Os estudos demonstram as ações direcionadas para o ensino e monitorização de pacientes e reflete a preocupação crescente na discussão de estratégias de intervenção com vistas a melhora na qualidade de vida dos pacientes com Insuficiência Cardíaca. Contudo, é necessário que as pesquisas contemplem a análise da eficácia da implementação das estratégias. 


Palavras-chave


Enfermagem; Insuficiência cardíaca; Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i2.21088