CONSTRUÇÃO DO FEMININO E DO MASCULINO: COMPREENSÃO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

  • Laura Ferreira Cortes UFSM
  • Letícia Becker Vieira UFSM
  • Maria Celeste Landerdahl UFSM
  • Stela Maris de Mello Padoin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20702

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da mulher, Gênero, Prática profissional.

Resumo

Pesquisa qualitativa objetivou analisar a construção do feminino e do masculino no processo de cuidar de 13 mulheres integrantes de uma equipe de enfermagem de hospital de ensino. A entrevista semiestruturada e vinheta foram aplicadas às profissionais, nos meses de setembro e outubro de 2009. Da análise de conteúdo temática compreendeu-se que as profissionais percebem as diferenças biológicas entre os sexos, mas, sobretudo, a construção social das relações entre homens e mulheres alicerçada na cultura, nos valores, atributos e convenções sociais. Expressam que as instituições sociais, como a família e a Igreja, são responsáveis pela produção e reprodução de masculinidades e feminilidades. Ressalta-se que as participantes, por vezes, não relacionam tal compreensão com o conceito de gênero, reforçando a emergência da inserção de tal conteúdo nos processos de cuidar e na formação.

Biografia do Autor

Laura Ferreira Cortes, UFSM

Enfermeira, Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Membro do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas do Dep. Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS.

Letícia Becker Vieira, UFSM

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem UFSM. Vice líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas.

Maria Celeste Landerdahl, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda DINTER – Novas Fronteiras – UFSM/ UNIFESP/ UFRJ.  Líder do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas do Dep. Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS

Stela Maris de Mello Padoin, UFSM

Doutora em Enfermagem. Docente no Departamento de Enfermagem. Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/ RS. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das pessoas, famílias e sociedade – UFSM.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

Cortes, L. F., Vieira, L. B., Landerdahl, M. C., & de Mello Padoin, S. M. (2011). CONSTRUÇÃO DO FEMININO E DO MASCULINO: COMPREENSÃO DE UMA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 16(2). https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20702

Edição

Seção

Artigo Original