CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES MULHERES SOBRE CONTRACEPÇÃO

Autores

  • Valéria Silvana Faganello Madureira Universidade do Contestado
  • Ana Isabel Weber Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20234

Palavras-chave:

Adolescente, Anticoncepção, Educação em saúde, Gênero e saúde.

Resumo

Estudo quantitativo investigou o conhecimento de adolescentes sobre contracepção e foi realizado no segundo semestre de 2006. Os dados foram coletados com um questionário aplicado a 76 meninas com idade entre 13 e 18 anos que manifestaram interesse e obtiveram o consentimento escrito dos pais e/ou responsáveis. As principais fontes de informações sobre contracepção foram os pais, revistas, livros, jornais e profissionais da saúde; a camisinha masculina e a pílula foram os métodos conhecidos pela maioria das participantes. Ilustrando as desigualdades de poder nas relações de gênero, a confiança no parceiro ou a solicitação feita por esse são argumentos aceitos pelas adolescentes para negligenciar o uso do método anticoncepcional. Os resultados confirmaram que conhecer os métodos contraceptivos não é determinante para o seu uso, configurando a necessidade de maiores investimentos na educação sexual das adolescentes.

Biografia do Autor

Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade do Contestado

Enfermeira, doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, professora da Universidade do Contestado - UnC Concórdia.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Faganello Madureira, V. S., & Weber, A. I. (2011). CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES MULHERES SOBRE CONTRACEPÇÃO. Cogitare Enfermagem, 16(2). https://doi.org/10.5380/ce.v16i2.20234

Edição

Seção

Artigo Original