O TRABALHO EM EQUIPE NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Silvia Henriques Camelo Escola de Enfermagem de ribeirão Preto-USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.19977

Palavras-chave:

Hospitais, Assistência hospitalar, Equipe de assistência ao paciente.

Resumo

O hospital na atualidade constitui-se em organização de prestação de serviços de saúde onde congrega saberes, profissionais, tecnologia e infra-estrutura diversificados. O trabalho em equipe é uma estratégia que contempla a articulação das ações e dos saberes dos diversos profissionais inseridos neste ambiente, promovendo a integralidade do cuidado. Este artigo teve como objetivo contextualizar a modalidade de trabalho em equipe como dimensão cuidadora na instituição hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa realizada por meio de consulta às bases eletrônicas Lilacs e Scielo, o levantamento bibliográfico foi realizado entre os meses de agosto a novembro de 2010. Os resultados mostraram que os hospitais apresentam estrutura hierarquizada vertical e fragmentação das responsabilidades. O trabalho em equipe é utilizado para enfrentar o processo de especialização e ensejar a oportunidade de se construir uma visão global de cada situação mediante uma interlocução entre os profissionais envolvidos no seguimento terapêutico.

Biografia do Autor

Silvia Henriques Camelo, Escola de Enfermagem de ribeirão Preto-USP

Docente MS3 RDIDP do Departamento Enfermagem Geral e especializada da EERP/USP. Atua na área de administração em enfermagem e recursos humanos.

Downloads

Publicado

22-12-2011

Como Citar

Camelo, S. H. (2011). O TRABALHO EM EQUIPE NA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 16(4). https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.19977

Edição

Seção

REVISÃO