Open Journal Systems

INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Laura Misue Matsuda, Viviani Camboin Meireles, Franna Vicente Gomes, Silvia Maria dos Santos Saalfeld, Rosemeire Moretto Molina

Resumo


Instrumentos administrativos são documentos que estruturam e normalizam uma instituição e/ou serviço. Opresente estudo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o conhecimento de enfermeiros sobre osinstrumentos administrativos e a importância por eles atribuída. Os dados foram coletados por meio de um questionáriorespondido por 35 enfermeiros de um hospital universitário público, no período de novembro de 2006 a janeiro de 2007. Asexigências éticas referentes a pesquisas com seres humanos foram cumpridas. Como resultado, obteve-se que os participantes,de maneira geral, desconheciam a existência de tais instrumentos ou possuíam informações desencontradas a seu respeitonos setores em que atuavam. Apesar disso, a maioria considerou que esses são importantes porque atuam na organizaçãoe na padronização dos procedimentos e condutas. Conclui-se que na instituição investigada é preciso que os enfermeiroscriem e/ou conheçam os instrumentos administrativos que organizam a sua prática.

Palavras-chave


Documentos; Atos administrativos; Administração hospitalar; Enfermeiros; Documents; Acts of administration; Hospital administration; Nurses; Documentos; Actos administrativos; Administración hospitalaria; Enfermeros

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v15i1.17182