INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Resumo
Instrumentos administrativos são documentos que estruturam e normalizam uma instituição e/ou serviço. Opresente estudo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o conhecimento de enfermeiros sobre osinstrumentos administrativos e a importância por eles atribuída. Os dados foram coletados por meio de um questionáriorespondido por 35 enfermeiros de um hospital universitário público, no período de novembro de 2006 a janeiro de 2007. Asexigências éticas referentes a pesquisas com seres humanos foram cumpridas. Como resultado, obteve-se que os participantes,de maneira geral, desconheciam a existência de tais instrumentos ou possuíam informações desencontradas a seu respeitonos setores em que atuavam. Apesar disso, a maioria considerou que esses são importantes porque atuam na organizaçãoe na padronização dos procedimentos e condutas. Conclui-se que na instituição investigada é preciso que os enfermeiroscriem e/ou conheçam os instrumentos administrativos que organizam a sua prática.
Palavras-chave
Documentos; Atos administrativos; Administração hospitalar; Enfermeiros; Documents; Acts of administration; Hospital administration; Nurses; Documentos; Actos administrativos; Administración hospitalaria; Enfermeros