INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Laura Misue Matsuda
  • Viviani Camboin Meireles
  • Franna Vicente Gomes
  • Silvia Maria dos Santos Saalfeld
  • Rosemeire Moretto Molina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i1.17182

Palavras-chave:

Documentos, Atos administrativos, Administração hospitalar, Enfermeiros, Documents, Acts of administration, Hospital administration, Nurses, Actos administrativos, Administración hospitalaria, Enfermeros

Resumo

Instrumentos administrativos são documentos que estruturam e normalizam uma instituição e/ou serviço. Opresente estudo, do tipo exploratório-descritivo, teve como objetivo investigar o conhecimento de enfermeiros sobre osinstrumentos administrativos e a importância por eles atribuída. Os dados foram coletados por meio de um questionáriorespondido por 35 enfermeiros de um hospital universitário público, no período de novembro de 2006 a janeiro de 2007. Asexigências éticas referentes a pesquisas com seres humanos foram cumpridas. Como resultado, obteve-se que os participantes,de maneira geral, desconheciam a existência de tais instrumentos ou possuíam informações desencontradas a seu respeitonos setores em que atuavam. Apesar disso, a maioria considerou que esses são importantes porque atuam na organizaçãoe na padronização dos procedimentos e condutas. Conclui-se que na instituição investigada é preciso que os enfermeiroscriem e/ou conheçam os instrumentos administrativos que organizam a sua prática.

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Publicado

30-03-2010

Como Citar

Matsuda, L. M., Meireles, V. C., Gomes, F. V., Saalfeld, S. M. dos S., & Molina, R. M. (2010). INSTRUMENTOS ADMINISTRATIVOS: PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Cogitare Enfermagem, 15(1). https://doi.org/10.5380/ce.v15i1.17182

Edição

Seção

Artigo Original