SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NO TRABALHO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
Resumo
Este estudo descritivo e de abordagem qualitativa teve como objetivo investigar fatores geradores de satisfaçãoe insatisfação em um grupo de Agentes Comunitários de Saúde, bem como identificar dificuldades vivenciadas em seuprocesso de trabalho. Foram entrevistados 22 Agentes Comunitários de Saúde de um município no noroeste do Estado doRio Grande do Sul, utilizando-se um instrumento com cinco perguntas norteadoras. As respostas foram interpretadasmediante análise temática, demonstrando-se satisfações e insatisfações destes trabalhadores, e de onde emergiram seiscategorias. Observou-se que a falta de reconhecimento profissional é uma fonte de insatisfação e que o saber socializadoé fator de realização profissional. Acredita-se que a construção de ambiências favoráveis no trabalho deste profissionalpode contribuir para o fortalecimento de sua identidade profissional e cidadã.
Palavras-chave
Atenção básica à saúde; Satisfação no trabalho; Trabalho; Primary health care; Job satisfaction; Work; Atención primaria de salud; Satisfacción en el trabajo; Trabajo
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v15i1.17143