AÇÕES EDUCATIVAS DE ENFERMAGEM EM SAÚDE BUCAL DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Resumo
Foram objetivos deste estudo: conhecer a percepção da saúde bucal de idosos residentes em uma Instituição
de Longa Permanência para Idosos-ILPI; identificar a presença de interferências nas relações interpessoais em idosos com
condição bucal comprometida; orientar o idoso residente acerca de higienização bucal por meio de ações educativas.
Pesquisa qualitativa, realizada em uma ILPI no Rio Grande-RS, Brasil, com 32 idosos residentes. Os dados foram coletados
utilizando-se formulário estruturado, cuja análise foi realizada seguindo-se os passos da pesquisa convergente-assistencial.
Os resultados corroboram a expectativa dos pesquisadores: os idosos sujeitos deste estudo possuem uma saúde bucal
insatisfatória e sua socialização pode estar comprometida, uma vez que os dentes afetam a mastigação, fonação, deglutição
e a estética, o que interfere diretamente na qualidade de vida. Ações educativas adequadas podem contribuir para melhoria
na saúde bucal desses idosos.
de Longa Permanência para Idosos-ILPI; identificar a presença de interferências nas relações interpessoais em idosos com
condição bucal comprometida; orientar o idoso residente acerca de higienização bucal por meio de ações educativas.
Pesquisa qualitativa, realizada em uma ILPI no Rio Grande-RS, Brasil, com 32 idosos residentes. Os dados foram coletados
utilizando-se formulário estruturado, cuja análise foi realizada seguindo-se os passos da pesquisa convergente-assistencial.
Os resultados corroboram a expectativa dos pesquisadores: os idosos sujeitos deste estudo possuem uma saúde bucal
insatisfatória e sua socialização pode estar comprometida, uma vez que os dentes afetam a mastigação, fonação, deglutição
e a estética, o que interfere diretamente na qualidade de vida. Ações educativas adequadas podem contribuir para melhoria
na saúde bucal desses idosos.
Palavras-chave
Saúde bucal; Idoso; Educação em saúde; Enfermagem; Oral health; Aged; Health education; Nursing; Salud bucal; Anciano; Educación en salud; Enfermería
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i4.16385