A TEORIA DA ADAPTAÇÃO SUSTENTANDO O CUIDADO DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Estudo de caso realizado em um hospital pediátrico de grande porte em Curitiba-PR. O objetivo foi desenvolver
cuidado de enfermagem sustentado pelo referencial da Teoria da Adaptação a uma criança hospitalizada e sua família. O
estudo foi realizado durante as atividades de ensino clínico, da disciplina de Processo de Cuidar em Enfermagem I, de julho
a novembro de 2007. Os modelos teóricos, ao serem utilizados pelos graduandos em Enfermagem como referenciais para
a sistematização do cuidado, contribuem para o aprimoramento da prática e a organização, interpretação e análise do
processo de cuidar, ampliando o nível de conhecimento na formação de profissionais e na pesquisa de enfermagem.
Concluímos que o estudo de teorias de enfermagem e sua aplicação na prática por alunos de graduação devem ser
incentivados pelas instituições formadoras para contribuir com a construção do conhecimento em enfermagem e aprimorar
a assistência prestada.
cuidado de enfermagem sustentado pelo referencial da Teoria da Adaptação a uma criança hospitalizada e sua família. O
estudo foi realizado durante as atividades de ensino clínico, da disciplina de Processo de Cuidar em Enfermagem I, de julho
a novembro de 2007. Os modelos teóricos, ao serem utilizados pelos graduandos em Enfermagem como referenciais para
a sistematização do cuidado, contribuem para o aprimoramento da prática e a organização, interpretação e análise do
processo de cuidar, ampliando o nível de conhecimento na formação de profissionais e na pesquisa de enfermagem.
Concluímos que o estudo de teorias de enfermagem e sua aplicação na prática por alunos de graduação devem ser
incentivados pelas instituições formadoras para contribuir com a construção do conhecimento em enfermagem e aprimorar
a assistência prestada.
Palavras-chave
Teoria de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Pediatria; Nursing theory; Nursing care; Pediatrics; Teoría de enfermería; Cuidados de enfermería; Pediatría
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16192