CONHECIMENTO E MODIFICAÇÕES DE COMPORTAMENTO FRENTE AO TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO DA HAS: ANTES E APÓS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO

Autores

  • Danusa Fernandes Severo
  • Simone Coelho Amestoy
  • Maira Buss Thofehrn
  • Silvia Goldmeier

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16181

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em saúde, Hipertensão, Nursing, Health education, Hypertension, Enfermería, Educación en salud, Hipertensión

Resumo

Objetivo: verificar o conhecimento sobre o tratamento não-farmacológico da Hipertensão Arterial Sistêmica-
HAS e as modificações de comportamento frente a este tipo de tratamento, antes e após educação em saúde do profissional
enfermeiro, em pacientes hipertensos submetido à hemodiálise. Pesquisa-ação, com abordagem quantitativa. Foi dividido
em três etapas: coleta de dados, educação em saúde, coleta de dados. Totalizaram 19 pacientes com hipertensão primária
submetidos à sessões de hemodiálise em uma clínica renal de Torres-RS, de outubro a dezembro de 2007. Verificou-se que
a Educação em Saúde pelo profissional enfermeiro com os pacientes hipertensos submetidos à hemodiálise foi positiva,
visto que contribuiu na ampliação do conhecimento dos pacientes frente ao seu tratamento e, embora sutis, também nas
mudanças no comportamento frente ao tratamento não-farmacológico da HAS, contribuindo na promoção de saúde dos
pacientes do estudo para o autocuidado, contemplando os objetivos da Educação em Saúde.

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Como Citar

Severo, D. F., Amestoy, S. C., Thofehrn, M. B., & Goldmeier, S. (2009). CONHECIMENTO E MODIFICAÇÕES DE COMPORTAMENTO FRENTE AO TRATAMENTO NÃO-FARMACOLÓGICO DA HAS: ANTES E APÓS EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO. Cogitare Enfermagem, 14(3). https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16181

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