A COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA COM PACIENTES EM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: PERFIL DO COMPORTAMENTO VERBAL E EFEITO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA

Autores

  • Tauani Zampieri Fermino
  • Emilia Campos de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v12i3.10022

Palavras-chave:

Comunicação, Enfermagem, Transplante de Medula Óssea.

Resumo

Buscando contribuir na aquisição de competência comunicativa, foram objetivos: verificar a utilização da comunicação terapêutica pela equipe de enfermagem e verificar o efeito de uma estratégia educativa no conhecimento sobre comunicação terapêutica. Inicialmente, com desenho descritivo, foi observado o perfil da comunicação entre 11 profissionais e 20 pacientes, considerando as categorias de comunicação terapêutica e não terapêutica. A de expressão (80,8%) foi a mais freqüente, mas ocorreram categorias não terapêuticas (13,6%). Na etapa seguinte, de desenho quase experimental, observou-se diferença significante em quatro das 22 categorias terapêuticas e em uma das 10 não terapêuticas, ao se comparar o desempenho antes e após a intervenção educativa no padrão de identificação das técnicas de comunicação usadas em simulações em vídeo.

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Publicado

19-12-2007

Como Citar

Fermino, T. Z., & Carvalho, E. C. de. (2007). A COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA COM PACIENTES EM TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA: PERFIL DO COMPORTAMENTO VERBAL E EFEITO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA. Cogitare Enfermagem, 12(3). https://doi.org/10.5380/ce.v12i3.10022

Edição

Seção

Artigo Original