A importância da escola no processo de afirmação da identidade linguística Kiriri

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v22i2.73401

Palabras clave:

educação diferenciada, Kiriri, língua indígena, escola indígena, revitalização linguística.

Resumen

Os Kiriri são do contexto etnológico do Nordeste, vivem no município de Banzaê-BA, e possuem um território demarcado de 12.320 hectares. Após passarem por um longo processo que culminou no fato de não saberem mais falar sua língua, apenas algumas palavras, iniciam um processo de afirmação identitária e de retomada territorial que envolveu sua língua e rituais. A ampliação dos seus conhecimentos linguísticos, seja por meio do registro do que os idosos sabem, seja do que aprendem sobre seu idioma no toré, efetiva a relação com seus antepassados e constitui os Kiriri no presente. Com base na pesquisa etnográfica realizada junto aos Kiriri em 2019, destaco como as escolas assumem lugar central na definição dos termos da política étnica, tornando-as espaços centrais na afirmação identitária
e na produção de saberes específicos. Neste artigo, as disputas e os desafios em torno do ensino das disciplinas Língua Indígena e Cultura e Identidade são o foco da análise.

Biografía del autor/a

Vanessa Coelho Moraes, mestranda do Programa de Pós-Graduação em antropologia da UFBA

Departamento:Programa de Pós Graduação em Antropologia,área: antropologia linguística, antropologia da educação e etnologia indígena

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Moraes, V. C. (2021). A importância da escola no processo de afirmação da identidade linguística Kiriri. Campos – Revista De Antropologia, 22(2), 76–96. https://doi.org/10.5380/cra.v22i2.73401

Número

Sección

Dossiê