Arte e Identidade: Estratégias do jogo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5445

Palavras-chave:

jogo, arte, identidade, intervenção social, game, art, identity, social intervention

Resumo

O ensaio procura refletir sobre as estratégias dos diferentes atores sociais envolvidos em um projeto de intervenção inscrito dentro de uma instituição de conservação cultural com uma posição relativamente privilegiada dentro do campo artístico. A noção de jogo, categoria nativa do projeto investigado, é usada, a partir das observações de campo, para refletir sobre o processo de construção da identidade social de um grupo de jovens de classes economicamente desprivilegiadas que são o público-alvo desse projeto no qual a produção artística, apesar de ser apenas um dos elementos considerados, é justamente aquele que permitiu colocar em jogo as relações conflituosas entre os diferentes interesses expressos nos jogos sociais acionados para construir, manter e destruir reputações.

Biografia do Autor

Patrícia Reinheimer, Universidade Federal do Rio de Janeiro

mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutoranda na mesma instituição.

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Publicado

2006-07-14

Como Citar

Reinheimer, P. (2006). Arte e Identidade: Estratégias do jogo social. Campos - Revista De Antropologia, 7(1), 101–116. https://doi.org/10.5380/cam.v7i1.5445

Edição

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Artigos