Periódicos brasileiros em Educação

adesão a princípios de transparência e boas práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.95344

Palavras-chave:

Editoração científica, Ciência Aberta, Ética editorial, Transparência editorial, Boas práticas editoriais.

Resumo

Introdução: o objetivo da pesquisa foi mapear como os periódicos brasileiros da área de Educação, indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ), atendem aos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, documento composto por 16 princípios e elaborado pelo DOAJ, COPE, OASPA e WAME e publicado em língua portuguesa em 2018. Método: as revistas analisadas foram obtidas através da extração de metadados do DOAJ, aplicado o filtro em publicações brasileiras da área de Educação, totalizando um corpus de análise composto por 60 periódicos científicos. Para o mapeamento dos periódicos analisados, os 16 princípios foram desdobrados em 34 indicadores, que nortearam a coleta de dados nos sites destes periódicos. Resultados: os resultados apontaram que os periódicos brasileiros de Educação indexados no DOAJ, apresentam dificuldades para atender aos princípios relacionados com o arquivamento digital, a alegação de condutas impróprias e ética na publicação. Por outro lado, apresentam bom desempenho em relação à propriedade e gerenciamento, órgão diretivo, cronograma de publicação, acesso e fontes de receita. Conclusão: de modo geral, a pesquisa apontou que ainda há necessidade de os periódicos da área de Educação trabalharem melhor os princípios de transparência e boas práticas apresentados, buscando sua adequação e cumprimento.

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Publicado

2025-02-17

Como Citar

Gulka, J. A., Silveira, L. da, & Lucas, E. R. de O. (2025). Periódicos brasileiros em Educação: adesão a princípios de transparência e boas práticas. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–13. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.95344

Edição

Seção

Artigos