Periódicos brasileiros em Educação
adesão a princípios de transparência e boas práticas
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.95344Palavras-chave:
Editoração científica, Ciência Aberta, Ética editorial, Transparência editorial, Boas práticas editoriais.Resumo
Introdução: o objetivo da pesquisa foi mapear como os periódicos brasileiros da área de Educação, indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ), atendem aos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas, documento composto por 16 princípios e elaborado pelo DOAJ, COPE, OASPA e WAME e publicado em língua portuguesa em 2018. Método: as revistas analisadas foram obtidas através da extração de metadados do DOAJ, aplicado o filtro em publicações brasileiras da área de Educação, totalizando um corpus de análise composto por 60 periódicos científicos. Para o mapeamento dos periódicos analisados, os 16 princípios foram desdobrados em 34 indicadores, que nortearam a coleta de dados nos sites destes periódicos. Resultados: os resultados apontaram que os periódicos brasileiros de Educação indexados no DOAJ, apresentam dificuldades para atender aos princípios relacionados com o arquivamento digital, a alegação de condutas impróprias e ética na publicação. Por outro lado, apresentam bom desempenho em relação à propriedade e gerenciamento, órgão diretivo, cronograma de publicação, acesso e fontes de receita. Conclusão: de modo geral, a pesquisa apontou que ainda há necessidade de os periódicos da área de Educação trabalharem melhor os princípios de transparência e boas práticas apresentados, buscando sua adequação e cumprimento.
Referências
Alves, C. P. de L. & Costa, G. G. da. (2022). Transparência e integridade em pesquisa: dos problemas às potenciais soluções. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 24(11). http://dx.doi.org/10.1590/1981-22562021024.210239
Canto, F. L., Muriel-Torrado, E. & Pinto, A. L. (2020). Direitos de autor e licenças Creative Commons para periódicos científicos de acesso aberto. In: Silveira, L. da; Silva, F. C. C. da (ed.). Gestão Editorial de Periódicos Científicos: tendências e boas práticas (pp. 81–104). BU Publicações. https://doi.org/10.5007/978-65-87206-08-0/3
Center for Open Science. (2018). Transparency and Openness Promotion Guidelines. https://www.cos.io/initiatives/top-guidelines.
COPE, DOAJ, OASPA & WAME. (2018). Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicações Acadêmicas. https://docs.google.com/document/d/12CQy0V4OT6bH5apdjrIUrYZmpHzjjM_52L5VgtufwNE/edit#heading=h.gptqk5no00o5. Acesso em: 20 mar. 2022.
Gulka, J. A. & Lucas, E. R. O. (2018). O bibliotecário enquanto personagem na contribuição para a ética em periódicos científicos. In: Matos, J. C. et al. Reflexões sobre ética na gestão da informação (p. 213-234). Editora UDESC.
Logan, J. A. R., Hart, S. A. & Schatschneider, C. (2021). Data Sharing in Education Science. AERA Open, 7, e233285842110064. http://doi.org/10.1177/23328584211006475
Lyon, L. (2016). Transparency: the emerging third dimension of open science and open data. Liber Quaterly, 25(4), 153-171. http://doi.org/10.18352/lq.10113
Mercado, L., Bento, J. M. & Silva, L. F. T. (2020). Research integrity in scientific guidelines to authors submitting manuscripts to Qualis periodicals A1 and A2 in the Education area. Research Integrity and Peer Review, 5(4), sup. 1. https://doi.org/10.1186/s41073-020-0090-6
Santos, G. C., Formenton, D. & Terrada, G. A. F. (2022). Modelo de arquivamento de páginas web para Portais de Periódicos: um relato de pesquisa no Portal de Periódicos da UNICAMP. Revista Brasileira de Preservação Digital, 3, e022001. http://dx.doi.org/10.20396/rebpred.v3i00.16017.
Serralvo, F. A. (2021). Ética na ciência: conduta e boas práticas do pesquisador para a integridade científica. Revista Administração em Diálogo, 23(1), 1-9. https://doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i1.52960
Silva, F. C. C. & Silveira, L. (2019). O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, 31, e190001. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001
Strapazzon, C. L. (2019). Editorial: Diretrizes do COPE para o trabalho de Editores de Periódicos Científicos. Espaço Jurídico Journal of Law, 20(1), 7–20. https://doi.org/10.18593/ejjl.21263
Van Dijk, W., Schatschneider, C. & Hart, S. A. (2021). Open Science in Education Sciences. Journal of Learning Disabilities, 54(2), 139-152. https://doi.org/10.1177/0022219420945267
Zhilavskaya, I. V. (2021). Media competence of an editor as a factor of the effective promotion of scientific journals in the international information environment. Journal of Physics: Conference Series, 1745, 1-11. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1745/1/012027
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.























