DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA "IN VITRO" DE QUATRO ÓLEOS ESSENCIAIS DE CONDIMENTOS E ESPECIARIAS

Autores

  • FERNANDO LEITE HOFFMANN Universidade Estadual Paulista
  • SÍLVIO JOSÉ FERREIRA DE SOUZA Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • CRISPIN HUMBERTO GRACIA-CRUZ Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • TÂNIA MARIA VINTURIM Universidade Estadual Paulista, UNESP
  • ALFENO LIMA DUTRA Universidade Estadual Paulista, UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v17i1.13794

Palavras-chave:

ÓLEOS ESSENCIAIS, CONDIMENTOS, ESPECIARIAS, ATIVIDADE ANTIMICROBIANA. ESSENTIAL OILS, CONDIMENTS, SPICES, ANTIMICROBIAL ACTIVITY.

Resumo

Determinou-se a atividade antimicrobiana "in vitro" de quatro óleos essenciais de condimentos e especiarias (canela, cravo, gengibre e menta), em três diferentes concentrações (10,0; 1,0 e 0,1%) sobre vinte e um microrganismos (sete leveduras e quatorze bactérias). Para tanto, foram utilizados inóculos padronizados destas leveduras e bactérias, previamente crescidos em caldo nutriente e semeados pela técnica de plaqueamento em réplica, em placas de Petri contendo ágar nutriente + tween 20, sem tratamento (controle) e com as diferentes concentrações dos óleos essenciais estudados. Os resultados, obtidos após incubação a 30 °C por 30 dias, demonstraram que, dentro dos parâmetros utilizados no experimento, os óleos essenciais com maior atividade antimicrobiana foram os de canela e menta, nas concentrações de 10,0 e 1,0%. O óleo de cravo também inibiu completamente o crescimento de todos os microrganismos testados na concentração de 10,0%.

Downloads

Como Citar

HOFFMANN, F. L., DE SOUZA, S. J. F., GRACIA-CRUZ, C. H., VINTURIM, T. M., & DUTRA, A. L. (1999). DETERMINAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA "IN VITRO" DE QUATRO ÓLEOS ESSENCIAIS DE CONDIMENTOS E ESPECIARIAS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 17(1). https://doi.org/10.5380/cep.v17i1.13794

Edição

Seção

Artigos