CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, COMPOSTOS FENÓLICOS, ÁCIDO ASCÓRBICO E CONTEÚDO DE LICOPENO DE NÉCTARES E SUCOS DE GOIABA (Psidium guajava L.)

Authors

  • CARLOS ALEXANDRE KOGUISHI DE BRITO Universidade Estadual de Campinas
  • PRISCILA BECKER SIQUEIRA Universidade Estadual de Campinas
  • JANE CRISTINA DE SOUZA Universidade Estadual de Campinas
  • HELENA MARIA ANDRÉ BOLINI Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v27i2.16529

Keywords:

GUAVA, JUICE, Psidium guajava L

Abstract

O objetivo deste trabalho foi determinar a capacidade antioxidante in vitro de três diferentes marcas de néctares e sucos de goiaba, através de métodos de sequestro de radicais livres, 2,2’-azino-bis (3-etilbenzitiazolina-6-sulfonato) (ABTS.+) e 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH) e sua correlação com o conteúdo total de polifenóis, total de licopeno e ácido ascórbico. As marcas revelaram diferença estatística (p£ 0.05) na capacidade antioxidante, variando de 1,9 a 7,7 molTE/mL. O resultado da capacidade antioxidante apresentou correlação positiva para o teor de ácido ascórbico e compostos polifenólicos, sendo relativamente baixo para o licopeno. Diferentes processos podem influenciar o conteúdo desses compostos em néctares sucos de goiaba, assim como interferir na sua capacidade antioxidante. O controle do processo de produção é importante para agregar valor aos produtos de goiaba e atender a nova tendência do mercado.

How to Cite

BRITO, C. A. K. D., SIQUEIRA, P. B., SOUZA, J. C. D., & BOLINI, H. M. A. (2009). CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, COMPOSTOS FENÓLICOS, ÁCIDO ASCÓRBICO E CONTEÚDO DE LICOPENO DE NÉCTARES E SUCOS DE GOIABA (Psidium guajava L.). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 27(2). https://doi.org/10.5380/cep.v27i2.16529

Issue

Section

Artigos