CAPACIDADE ANTIOXIDANTE, COMPOSTOS FENÓLICOS, ÁCIDO ASCÓRBICO E CONTEÚDO DE LICOPENO DE NÉCTARES E SUCOS DE GOIABA (Psidium guajava L.)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v27i2.16529Keywords:
GUAVA, JUICE, Psidium guajava LAbstract
O objetivo deste trabalho foi determinar a capacidade antioxidante in vitro de três diferentes marcas de néctares e sucos de goiaba, através de métodos de sequestro de radicais livres, 2,2’-azino-bis (3-etilbenzitiazolina-6-sulfonato) (ABTS.+) e 1,1-difenil-2-picrilhidrazila (DPPH) e sua correlação com o conteúdo total de polifenóis, total de licopeno e ácido ascórbico. As marcas revelaram diferença estatística (p£ 0.05) na capacidade antioxidante, variando de 1,9 a 7,7 molTE/mL. O resultado da capacidade antioxidante apresentou correlação positiva para o teor de ácido ascórbico e compostos polifenólicos, sendo relativamente baixo para o licopeno. Diferentes processos podem influenciar o conteúdo desses compostos em néctares sucos de goiaba, assim como interferir na sua capacidade antioxidante. O controle do processo de produção é importante para agregar valor aos produtos de goiaba e atender a nova tendência do mercado.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
