EFEITO DA UMIDADE E DA TEMPERATURA NO PROCESSAMENTO DE FARINHA DE BANANA VERDE (Musa acuminata, GRUPO AAA) POR EXTRUSÃO TERMOPLÁSTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v23i2.4488Keywords:
FARINHA DE BANANA VERDE, PRODUTOS EXTRUSADOSAbstract
Testou-se a utilização de farinha de banana da variedade Nanicão no processo de extrusão termoplástico, visando analisar as características dos produtos obtidos em função das variáveis umidade e temperatura de extrusão. Os experimentos variaram em torno dos pontos centrais de umidade e temperatura de 20% e 150ºC, respectivamente, observando-se o efeito conjugado dessas variáveis sobre as características físicas e físico-químicas dos produtos extrusados. O processo de extrusão propiciou grande degradação do amido de banana e as amostras apresentaram elevado grau de gelatinização em todas as condições estudadas. O índice de solubilidade aumentou com a elevação da temperatura e diminuição da umidade. Verificou-se maior viscosidade de pasta a frio e a quente com aumento da umidade da matéria-prima. As maiores taxas de expansão foram obtidas com temperaturas mais elevadas e umidades mais baixas. A energia mecânica específica foi reduzida conforme o aumento da umidade e da temperatura de extrusão. Confirmou-se a quebra da molécula de amido sob as condições de extrusão pela redução do conteúdo de amido das amostras.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
