QUALIDADE DE FRUTOS DE ACESSOS DE CAJÁ-MANGUEIRA DURANTE A MATURAÇÃO

Authors

  • José Roberto Chaves Neto Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Pereira Schunemann Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Ana Lima Dantas Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia, Juru, PB, Brasil.
  • Luana Ferreira dos Santos Doutoranda em Agronomia - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia, PB, Brasil.
  • Renato Lima Dantas Professor na Faculdade Nova Esperança, João Pessoa, PB.
  • Silvanda de Melo Silva Professora Adjunta no Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Areia, PB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/bceppa.v36i1.58590

Keywords:

Spondias cytherea Sonn., Frutífera Exótica, Maturação, Análises Físicas, Análises Físico-química, Rendimentos.

Abstract

Este estudo teve como objetivo avaliar as mudanças nas características físicas e físico-químicas ocorridas durante a maturação de frutos de genótipos de cajá-mangueira (Spondias cytherea Sonn.). Os frutos foram oriundos de cinco plantas de cajá-mangueira, de ocorrência espontânea, em cinco estádios de maturação (TV: totalmente verde; IP: início de pigmentação amarela; AE: amarelo esverdeado e PA: predominantemente amarelo), e posteriormente selecionados quanto à uniformidade da maturação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema bifatorial 5 x 4, sendo cinco genótipos, quatro estádios de maturação. Os frutos foram avaliados quanto a Acidez Titulavel (AT), teor de sólidos solúveis (SS) e relação SS/AT. Constatou-se que com o avanço da maturação os frutos de todos os genótipos apresentam um aumento no diâmetro e comprimento, na massa fresca, e um aumento na luminosidade e na intensidade da coloração da casca, em paralelo a transição da cor verde para uma cor em tons de amarelo intenso. De modo geral os frutos da cajá-mangueira apresentam rendimento de polpa superior a 70%, sendo esta porcentagem superior ao mínimo aceito para industrialização. Os frutos dos genótipos P1, P2 e P5 destacam-se dupla finalidade, tanto para o consumo fresco como para a industrialização, por apresentarem rendimento de polpa, teor de SS superior e AT, superior ao mínimo aceitável pelo padrão de identidade e qualidade (PIQ). Além de elevado conteúdo de ácido ascórbico, destacando-se os genótipos P1 e P2 formam superiores aos demais por terem apresentado maior conteúdo de ácido ascórbico.

Author Biography

José Roberto Chaves Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2013). Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Atualmente doutorando em Engenharia Agrícola (Engenharia Agroambiental) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus de Santa Maria, RS. Tem experiência na área de Fitotecnia com ênfase em fitopatologia de grande culturas, fruticultura e tecnologia e fisiologia pós-colheita de frutas nativas, exóticas e não tradicionais.

Published

2019-05-09

How to Cite

Chaves Neto, J. R., Schunemann, A. P. P., Dantas, A. L., Santos, L. F. dos, Dantas, R. L., & Silva, S. de M. (2019). QUALIDADE DE FRUTOS DE ACESSOS DE CAJÁ-MANGUEIRA DURANTE A MATURAÇÃO. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 36(1). https://doi.org/10.5380/bceppa.v36i1.58590

Issue

Section

Artigos