Open Journal Systems

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E QUANTIFICAÇÃO B CAROTENO DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM POLPA DE BURITI (Mauritia flexuosa L.) E FARINHA DE LINHAÇA MARROM (Linum usitatissimum L)

Sabrina Karen de Castro Sousa, Renata Freitas Souza, Crislane Cristina Baima Silva, Cecília Teresa Muniz Pereira, Ana Tamires Jardim, Eric Cesar Mano Mesquita

Abstract


A polpa do buriti é uma fonte de precursores de vitamina A, especialmente o β-caroteno. A linhaça marrom possui propriedades funcionais importantes, especialmente devido a presença de fibras e ômega 3. Ambos atuam no organismo fornecendo nutrientes, além de auxiliarem no combate a patologias diversas. O presente estudo objetivou avaliar a composição centesimal de biscoitos acrescidos com 30% de polpa de buriti e enriquecidos com 10% de farinha de linhaça marrom e quantificação de β-caroteno e sua conversão a vitamina A. Analisaram-se cinzas, proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, umidade e valor calórico. As análises de composição centesimal demonstram que formulação contém 68,6% teores de carboidratos, 1,37% cinzas, 13,2% de lipídios, umidade de 9,48%, proteínas com 7,33%, fibra alimentar 4,3g/100g e valor calórico de 422,6 kcal/100g, β-caroteno 23,150 mg/100g, e 1929,16 RAE/100g (equivalente de atividade de retinol). A formulação atende todos os padrões da legislação em relação a sua composição. Os biscoitos se apresentam como um alimento fonte de fibra alimentar e vitamina A, capaz de suprir 100% das recomendações diárias desta vitamina em todas faixas etárias.


Keywords


Buriti; Linhaça; Biscoitos; Vitamina A



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/bceppa.v1i1.60677