COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E QUANTIFICAÇÃO B CAROTENO DE BISCOITOS ENRIQUECIDOS COM POLPA DE BURITI (Mauritia flexuosa L.) E FARINHA DE LINHAÇA MARROM (Linum usitatissimum L)
DOI:
https://doi.org/10.5380/bceppa.v1i1.60677Palavras-chave:
Buriti, Linhaça, Biscoitos, Vitamina AResumo
A polpa do buriti é uma fonte de precursores de vitamina A, especialmente o β-caroteno. A linhaça marrom possui propriedades funcionais importantes, especialmente devido a presença de fibras e ômega 3. Ambos atuam no organismo fornecendo nutrientes, além de auxiliarem no combate a patologias diversas. O presente estudo objetivou avaliar a composição centesimal de biscoitos acrescidos com 30% de polpa de buriti e enriquecidos com 10% de farinha de linhaça marrom e quantificação de β-caroteno e sua conversão a vitamina A. Analisaram-se cinzas, proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, umidade e valor calórico. As análises de composição centesimal demonstram que formulação contém 68,6% teores de carboidratos, 1,37% cinzas, 13,2% de lipídios, umidade de 9,48%, proteínas com 7,33%, fibra alimentar 4,3g/100g e valor calórico de 422,6 kcal/100g, β-caroteno 23,150 mg/100g, e 1929,16 RAE/100g (equivalente de atividade de retinol). A formulação atende todos os padrões da legislação em relação a sua composição. Os biscoitos se apresentam como um alimento fonte de fibra alimentar e vitamina A, capaz de suprir 100% das recomendações diárias desta vitamina em todas faixas etárias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
