EFEITO DA ALEGAÇÃO DE LIGHT NA ACEITAÇÃO, PERCEPÇÃO E ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE REQUEIJÃO

Autores

  • Anny Carolinny Tigre Almeida Chaves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eudes Diônatas Silva Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Jamille Marinho Brazil Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Luciana Amaral e Faria Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Patrícia Milagres Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ramon Araújo dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5380/bceppa.v36i2.45864

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de estudar a influência que a informação light exerce no consumidor em termos sensorial e de atitudes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um instrumento de coleta padronizado, teste de aceitação sensorial e determinação do teor de gordura de diferentes marcas de requeijão light por meio do Método de Gerber. A análise estatística foi realizada por meio da estatística descritiva, como frequência, além do teste t para amostra pareada e correlação de Pearson, adotando nível de significância de 5%. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários mostraram que existe elevada demanda em relação aos produtos light, estando essa procura relacionada especialmente à saúde. Além disso, foi possível detectar que apesar dos entrevistados terem alegado entender o termo light, muitos entrevistados apresentaram um conceito errôneo do termo. No teste de influência da informação light na aceitação sensorial de requeijão, observou-se que 38% dos provadores não tiveram sua aceitação influenciada pela informação light, 34% foram influenciados negativamente e 28% foram influenciados positivamente. Além disso, por meio da determinação do teor de gordura de requeijão light, observou-se que todas as marcas possuem redução superior a 25%, atendendo aos aspectos legais para usar o termo light em seus rótulos. Assim, conclui-se que os alimentos light ainda precisam avançar em estudos para diminuir a influência negativa da expressão light, bem como devem apresentar aos consumidores mais esclarecimentos sobre o termo e, também, em caracterização da composição centesimal e padronização de produtos.

Biografia do Autor

Anny Carolinny Tigre Almeida Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas,  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Eudes Diônatas Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Desenvolvimento WEB baseado na tecnologia JAVA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Tigre Almeida Chaves, A. C., Silva Souza, E. D., Marinho Brazil, J., e Faria Silva, L. A., Milagres, M. P., & Araújo dos Santos, R. (2020). EFEITO DA ALEGAÇÃO DE LIGHT NA ACEITAÇÃO, PERCEPÇÃO E ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE REQUEIJÃO. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 36(2). https://doi.org/10.5380/bceppa.v36i2.45864

Edição

Seção

Artigos