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EFEITO DA ALEGAÇÃO DE LIGHT NA ACEITAÇÃO, PERCEPÇÃO E ATITUDES DOS CONSUMIDORES DE REQUEIJÃO

Anny Carolinny Tigre Almeida Chaves, Eudes Diônatas Silva Souza, Jamille Marinho Brazil, Luciana Amaral e Faria Silva, Maria Patrícia Milagres, Ramon Araújo dos Santos

Abstract


Este trabalho teve o objetivo de estudar a influência que a informação light exerce no consumidor em termos sensorial e de atitudes. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um instrumento de coleta padronizado, teste de aceitação sensorial e determinação do teor de gordura de diferentes marcas de requeijão light por meio do Método de Gerber. A análise estatística foi realizada por meio da estatística descritiva, como frequência, além do teste t para amostra pareada e correlação de Pearson, adotando nível de significância de 5%. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários mostraram que existe elevada demanda em relação aos produtos light, estando essa procura relacionada especialmente à saúde. Além disso, foi possível detectar que apesar dos entrevistados terem alegado entender o termo light, muitos entrevistados apresentaram um conceito errôneo do termo. No teste de influência da informação light na aceitação sensorial de requeijão, observou-se que 38% dos provadores não tiveram sua aceitação influenciada pela informação light, 34% foram influenciados negativamente e 28% foram influenciados positivamente. Além disso, por meio da determinação do teor de gordura de requeijão light, observou-se que todas as marcas possuem redução superior a 25%, atendendo aos aspectos legais para usar o termo light em seus rótulos. Assim, conclui-se que os alimentos light ainda precisam avançar em estudos para diminuir a influência negativa da expressão light, bem como devem apresentar aos consumidores mais esclarecimentos sobre o termo e, também, em caracterização da composição centesimal e padronização de produtos.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/bceppa.v36i2.45864