Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v30i2.30508Palavras-chave:
batata palha, PERFIL SENSORIAL DESCRITIVO, teste afetivo.Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar o perfil sensorial, a aceitação e a intenção de compra de seis marcas comerciais de batata palha tradicional, denominadas A, B, C, D, E e F, adquiridas em supermercados da região de Campinas (SP). Pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram escolhidos 13 termos descritores para batata-palha: cor amarela e queimada, presença de sal na superfície, espessura do corte, aromas de batata-frita, ranço e queimado, sabor salgado, queimado, de ranço e de batata-palha frita, textura, crocância e oleosidade. Os resultados da ANOVA do teste afetivo mostraram que os atributos que mais influenciaram os consumidores foram cor, sabor e textura, sendo as maiores médias encontradas para as marcas D e E. A marca F diferiu significativamente (p<0,05) em relação às demais, com valores superiores nos parâmetros cor amarela, queimada e sabor de ranço e queimado. Os componentes principais 1, cor amarela e 2, textura crocante explicaram juntos 85,85% da variação entre as marcas. No mapa da correlação da regressão PLS da impressão global dos consumidores e características das amostras destacou-se a proximidade no gráfico do atributo crocância em relação à impressão global, o que sinaliza a preferência do consumidor por batatas palha com maior crocância.Downloads
Como Citar
DOS SANTOS, B. A., RIBEIRO, M. C. E., MAUS, D., IGNÁCIO, A. K. F., FONTANA, L., JUNIOR, A. P., & BOLINI, H. M. A. (2012). Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 30(2). https://doi.org/10.5380/cep.v30i2.30508
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
