Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha

Autores

  • BIBIANA ALVES DOS SANTOS Universidade Estadual de Campinas
  • MARIA CECÍLIA ENES RIBEIRO Universidade Estadual de Campinas
  • DIOGO MAUS Universidade Estadual de Campinas
  • ANA KAROLINE FERREIRA IGNÁCIO Universidade Estadual de Campinas
  • LARISSA FONTANA Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - ETEC
  • APARECIDO PAULA JUNIOR Universidade Estadual de Campinas
  • HELENA MARIA ANDRÉ BOLINI Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v30i2.30508

Palavras-chave:

batata palha, PERFIL SENSORIAL DESCRITIVO, teste afetivo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar o perfil sensorial, a aceitação e a intenção de compra de seis marcas comerciais de batata palha tradicional, denominadas A, B, C, D, E e F, adquiridas em supermercados da região de Campinas (SP). Pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram escolhidos 13 termos descritores para batata-palha: cor amarela e queimada, presença de sal na superfície, espessura do corte, aromas de batata-frita, ranço e queimado, sabor salgado, queimado, de ranço e de batata-palha frita, textura, crocância e oleosidade. Os resultados da ANOVA do teste afetivo mostraram que os atributos que mais influenciaram os consumidores foram cor, sabor e textura, sendo as maiores médias encontradas para as marcas D e E. A marca F diferiu significativamente (p<0,05) em relação às demais, com valores superiores nos parâmetros cor amarela, queimada e sabor de ranço e queimado. Os componentes principais 1, cor amarela e 2, textura crocante explicaram juntos 85,85% da variação entre as marcas. No mapa da correlação da regressão PLS da impressão global dos consumidores e características das amostras destacou-se a proximidade no gráfico do atributo crocância em relação à impressão global, o que sinaliza a preferência do consumidor por batatas palha com maior crocância.

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Como Citar

DOS SANTOS, B. A., RIBEIRO, M. C. E., MAUS, D., IGNÁCIO, A. K. F., FONTANA, L., JUNIOR, A. P., & BOLINI, H. M. A. (2012). Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 30(2). https://doi.org/10.5380/cep.v30i2.30508

Edição

Seção

Artigos