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Avaliação do perfil sensorial e teste de consumidor de batata palha

BIBIANA ALVES DOS SANTOS, MARIA CECÍLIA ENES RIBEIRO, DIOGO MAUS, ANA KAROLINE FERREIRA IGNÁCIO, LARISSA FONTANA, APARECIDO PAULA JUNIOR, HELENA MARIA ANDRÉ BOLINI

Abstract


O objetivo deste estudo foi determinar o perfil sensorial, a aceitação e a intenção de compra de seis marcas comerciais de batata palha tradicional, denominadas A, B, C, D, E e F, adquiridas em supermercados da região de Campinas (SP). Pela Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foram escolhidos 13 termos descritores para batata-palha: cor amarela e queimada, presença de sal na superfície, espessura do corte, aromas de batata-frita, ranço e queimado, sabor salgado, queimado, de ranço e de batata-palha frita, textura, crocância e oleosidade. Os resultados da ANOVA do teste afetivo mostraram que os atributos que mais influenciaram os consumidores foram cor, sabor e textura, sendo as maiores médias encontradas para as marcas D e E. A marca F diferiu significativamente (p<0,05) em relação às demais, com valores superiores nos parâmetros cor amarela, queimada e sabor de ranço e queimado. Os componentes principais 1, cor amarela e 2, textura crocante explicaram juntos 85,85% da variação entre as marcas. No mapa da correlação da regressão PLS da impressão global dos consumidores e características das amostras destacou-se a proximidade no gráfico do atributo crocância em relação à impressão global, o que sinaliza a preferência do consumidor por batatas palha com maior crocância.

Keywords


batata palha; PERFIL SENSORIAL DESCRITIVO; teste afetivo.



DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cep.v30i2.30508