A GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS EM EMPRESA DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E OS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE DOS SEUS PROCESSOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v30i1.28598Palavras-chave:
RESTAURANTES COMERCIAIS, ALIMENTOS SEGUROS, PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE.Resumo
Este artigo apresenta o diagnóstico do quadro das práticas adotadas na cadeia de produção e fornecimento de alimentos e identifica os pontos críticos de controle dos seus processos, mediante estudo de caso em restaurante comercial. A coleta de evidências ocorreu por meio de observação direta e da documentação. Como instrumental de pesquisa foram usados entrevistas e formulário. Os dados obtidos na aplicação do formulário foram tratados qualitativamente e os obtidos nas entrevistas processados estatisticamente. Os resultados indicaram a higienização inadequada das mãos e a falta de padronização, entre outras, como as práticas mais impactantes na segurança dos alimentos naquela empresa de alimentação. Foram identificados como pontos críticos da rotina, em especial, o controle sobre temperaturas e sobras, bem como a maneira de condução da administração de pessoal.Downloads
Publicado
2012-08-20
Como Citar
DE ALMEIDA, G. L., DA COSTA, S. R. R., & GASPAR, A. (2012). A GESTÃO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS EM EMPRESA DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E OS PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE DOS SEUS PROCESSOS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 30(1). https://doi.org/10.5380/cep.v30i1.28598
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Seção
Artigos
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