SECAGEM DE SOLUÇÕES FILMOGÊNICAS DE AMIDO DE FRUTA-DE-LOBO (Solanum lycocarpum St. Hil.) E PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FILMES EM FUNÇÃO DO PLASTIFICANTE E DA TEMPERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v28i2.20401Palavras-chave:
CURVAS DE SECAGEM, DIFUSIVIDADE EFETIVA, Solanum lycocarpum, SOLUÇÕES FILMOGÊNICASResumo
No presente trabalho estudou-se o efeito da temperatura de secagem (TS) e da concentração de sorbitol (CS) nas características de secagem de soluções filmogênicas (SF) de amido de fruta-de-lobo e na espessura, permeabilidade ao vapor de água (Pva) e solubilidade dos filmes biodegradáveis (FB) elaborados. As SF foram preparadas com 2% de amido e variações na CS de 0,1; 0,2 e 0,3%, e secas em estufa com circulação de ar nas temperaturas de 33, 38 e 43ºC. Adotou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com esquema fatorial 3², sendo 3 níveis de cada um dos fatores CS e TS. O teor de água inicial das SF foi avaliado por meio de análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. As curvas de secagem foram ajustadas pelos modelos empíricos de Newton, Page, Henderson & Pabis e Midilli. Foram obtidos modelos para cada variável resposta: difusividade efetiva (Deff), espessura, Pva e solubilidade em água pela metodologia de superfície de resposta. O teor de água inicial das SF variou com a CS, sendo que seu aumento provocou redução dessa característica, não sendo influenciado pela TS. O modelo de Midilli obteve melhor ajuste aos dados experimentais de secagem das SF. O aumento da CS e da TS causou incremento na Deff das SF e na Pva dos FB, sendo verificado efeito linear. A solubilidade dos filmes estudados foi afetada positivamente e linearmente pelo aumento da CS e pela redução da TS. Não foi verificado efeito sobre a espessura dos filmes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
