ASPECTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO EMPREGO DE CULTURAS PROBIÓTICAS NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS LÁCTEOS FERMENTADOS: REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v28i1.17900Palavras-chave:
FERMENTAÇÃO, PROBIÓTICOS, PREBIÓTICOS, EXOPOLISSACARÍDEOS, ALIMENTOS FUNCIONAIS.Resumo
O presente trabalho, mediante revisão de literatura, teve como objetivo apresentar os efeitos benéficos que a ingestão de probióticos pode oferecer à saúde e os inúmeros aspectos científicos e tecnológicos fundamentais para a elaboração de produto lácteo probiótico. Abordou-se a utilização de bactérias ácido lácticas produtoras de exopolissacarídeos, bem como o desenvolvimento de novas classes de produtos funcionais envolvendo microrganismos probióticos em conjunto com compostos prebióticos (alimentos simbióticos). A seleção de microrganismo com propriedades probióticas exige a observação de três fatores principais: segurança, características funcionais e características tecnológicas. Portanto, a observação desses aspectos possibilitará a obtenção de produtos probióticos com a qualidade necessária e em sua máxima funcionalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.