BIFIDOBACTÉRIAS: ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO EM ALIMENTOS PROBIÓTICOS

Autores

  • JACIARA ZARPELLON MAZO Universidade Federal de Santa Catarina
  • EUNICE CASSANEGO ILHA Universidade Federal de Santa Catarina
  • ANA CAROLINA M. ARISI Universidade Federal de Santa Catarina
  • ERNANI S. SANT'ANNA Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14958

Palavras-chave:

BIFIDOBACTÉRIAS, MEIOS DE CULTURA, MÉTODOS MOLECULARES, PROBIÓTICOS. BIFIDOBACTERIA, MEDIA CULTURE, MOLECULAR METHODS, PROBIOTIC.

Resumo

Esta revisão de literatura teve por objetivo descrever os principais meios de cultura já desenvolvidos para o isolamento e enumeração de bifidobactérias, e os métodos moleculares utilizados para a identificação desse gênero e de suas espécies. Os critérios de seleção das bifidobactérias probióticas visando à aplicação tecnológica também foram abordados (como tolerância a pH baixo, presença de oxigênio e presença de ingredientes e aditivos). Diversas pesquisas realizadas com bifidobactérias para o desenvolvimento de alimentos probióticos foram citadas. A importância do isolamento e identificação das bifidobactérias envolve a aplicação desses microrganismos como agentes probióticos em alimentos. Pode-se concluir que a constante busca pela saúde tende a aumentar o consumo de alimentos probióticos, estimulando a diversificação de produtos e a descoberta de novas cepas com essa função.

Downloads

Publicado

2009-08-12

Como Citar

MAZO, J. Z., ILHA, E. C., ARISI, A. C. M., & SANT’ANNA, E. S. (2009). BIFIDOBACTÉRIAS: ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E APLICAÇÃO EM ALIMENTOS PROBIÓTICOS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 27(1). https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14958

Edição

Seção

Artigos