CHECK-LIST DA PRODUÇÃO DE POLPA CONGELADA DE FRUTOS TROPICAIS (CAJÁ, CAJU E ACEROLA) NOS ESTADOS DO CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v15i2.14046Palavras-chave:
POLPA DE FRUTOS TROPICAIS, CAJÁ, ACEROLA. TROPICAL FRUIT FRONZEN PULPS, YELLOW MOMBIN, CASHEW.Resumo
Caracterizou-se sete empresas produtoras de polpa de fruta congelada dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará (registradas no SEBRAE e MAA) em relação ao Controle de Qualidade do processamento de polpas de cajá, caju e acerola, mediante questionários. Quanto à procedência da matéria-prima 70% das empresas recebem frutas de terceiros. Os procedimentos de Controle de Qualidade na maioria das empresas restringem-se à matéria-prima e ao produto acabado. Os principais problemas encontrados na produção de polpa de caju, cajá e acerola dizem respeito a dificuldade na seleção das matérias-primas (frutas), perda de coloração das frutas e polpa, oxidação das frutas e falta de equipamentos ideais para processo eficiente. Nenhuma das empresas entrevistadas conhece a Portaria N° 1428, do Ministério da Saúde de 26/11/93, que preconiza a implantação de sistemas de qualidade em indústrias processadoras de alimentos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.