AVALIAÇÃO BACTERIOLÓGICA DE CARNES E SEUS DERIVADOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE BAURU - SP
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v15i1.14032Palavras-chave:
CARNE, FÍGADO BOVINO, LINGUIÇA DE CARNE SUÍNA, ANÁLISE MICROLIOLÓGICA. MEAT, COW LIVERS, PORK SAUSAGES, MICROBIOLOGICAL ANALYSIS.Resumo
No período de março de 1992 a fevereiro de 1993 analisou-se a qualidade microbiológica de 98 amostras de alimentos, sendo 52 de carne de primeira, 33 de carne de segunda, 7 de carne moída de segunda, 3 de fígado bovino e 3 de lingüiça de carne suína, coletadas em supermercados da cidade de Bauru. Os clostrídios sulfito redutores estiveram ausentes em todas as amostras analisadas, enquanto bolores e leveduras foram encontrados em apenas duas amostras de carne moída. Das amostras analisadas 34% apresentaram contagem superior a 106 UFC/g de bactérias heterotróficas e 100% continham coliformes totais. Contagem acima de 103 coliformes fecais e E. coli, por grama de amostra foram encontrados em 15,4% de carne de primeira, 15,2% de carne de segunda, 57,2% de carne moída, 33,3% de fígado e 66,7% de lingüiça. Em 4 amostras de carne (uma de primeira, duas de segunda e uma de carne moída) foram isoladas salmonelas, sendo duas do sorotipo S. agona e duas do S. infantis.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
