PERIGOS POTENCIAIS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE ALIMENTOS DERIVADOS DE PEIXE CRU

Autores

  • MARIA LUCIA MASSON Universidade Federal do Paraná
  • ROGER DE ALMEIDA PINTO Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v16i1.13940

Palavras-chave:

PEIXE CRU, DERIVADOS DE PEIXE CRU, INFECÇÕES PARASITÁRIAS, FRUTOS-DO-MAR, CONSUMO DE ALIMENTOS CRUS. UNDERCOOKED FISH, RAW SHELLFISH, SEA FOOD, CONSUMPTION OF UNDERCOOKED FOOD.

Resumo

Uma variedade surpreendente de parasitas são encontrados em peixe mal processado termicamente ou em moluscos crus, apresentando potencialidade de risco para a saúde pública. A popularidade crescente de alimentos consumidos sem cocção, com atenção especial aos pratos orientais, sushi e sashimi, aliada ao aumento do comércio internacional, favoreceu maior incidência destes parasitas nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, as doenças que não faziam parte do cotidiano têm sido introduzidas pela importação de espécies de peixes não nativas da piscicultura nacional, como no caso da Carpa Húngara (Ciprinus carpio) para exploração em áreas de pesque-pague. Enquanto muitas infecções são endêmicas e tendem a causar sintomas de dor abdominal moderada, alguns casos podem ser fatais na falta de intervenção médica apropriada. As infecções com estes parasitas podem ser prevenidas pelo preparo adequado do alimento com cocção por tempo e temperatura próprios. O conhecimento da sintomatologia clínica, causada por infecção com parasitas, é essencial para correta diagnose e tratamento adequado dos pacientes infectados. Os perigos químicos relacionados ao pescado são controlados por gerenciamento de áreas pesqueiras e supervisão de tempo e temperatura de conservação. Boas práticas de manufatura são indicadas para o controle dos perigos físicos.

Downloads

Como Citar

MASSON, M. L., & PINTO, R. D. A. (1998). PERIGOS POTENCIAIS ASSOCIADOS AO CONSUMO DE ALIMENTOS DERIVADOS DE PEIXE CRU. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 16(1). https://doi.org/10.5380/cep.v16i1.13940

Edição

Seção

Artigos