PROCESSAMENTO DO MELÃO POR MÉTODOS COMBINADOS: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS

Autores

  • MEN DE SÁ DE SOUZA FILHO EMBRAPA Fortaleza, CE
  • TEREZINHA FEITOSA EMBRAPA Fortaleza, CE
  • MANOEL ALVEZ SOUZA NETO EMBRAPA Fortaleza, CE
  • JOICE MELO WATERLOO EMBRAPA Fortaleza, CE
  • MARCELO MÜLLER EMBRAPA Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v17i1.13800

Palavras-chave:

MELÃO, MÉTODOS COMBINADOS, ANÁLISE MICROBIOLÓGICA, ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA. MELON, COMBINED METHODS, MICROBIOLOGICAL ANALYSIS, PHYSICOCHEMICAL ANALYSIS.

Resumo

Utilizou-se uma seqüência de métodos combinados em amostras de melão, a fim de determinar o tempo de armazenamento deste produto. O fruto foi submetido a branqueamento, seguido de osmose em diferentes concentrações de SO2, ácido sórbico, cloreto de cálcio e ácido cítrico até pH 3,0. As amostras foram embaladas em sacos de polietileno e tratadas termicamente em banho-maria a 100 °C/1 min. Durante o período de armazenamento foram avaliadas as características microbiológicas e físico-químicas do produto segundo recomendações da International Commission on Microbiological Specifications for Foods e da Association of Official Analytical Chemist. Os resultados obtidos indicaram que a tecnologia empregada para este tipo de produto assegura seu armazenamento pelo período de 120 dias. No entanto o elevado índice de perda de vitamina C evidencia necessidade de otimização do processo.

Downloads

Como Citar

FILHO, M. D. S. D. S., FEITOSA, T., NETO, M. A. S., WATERLOO, J. M., & MÜLLER, M. (1999). PROCESSAMENTO DO MELÃO POR MÉTODOS COMBINADOS: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS E FÍSICO-QUÍMICAS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 17(1). https://doi.org/10.5380/cep.v17i1.13800

Edição

Seção

Artigos