OCORRÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE A ANTIBIÓTICOS DE Salmonella spp. ISOLADA EM CORTES DE CARNE SUÍNA COMERCIALIZADOS EM CORTES DE CARNE SUÍNA COMERCIALIZADOS EM FEIRAS-LIVRES DE PELOTAS (RS)

Autores

  • CRISTIANE TESSMANN Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia
  • FERNANDO ZOCCHE Universidade Federal de Pelotas
  • ANDRÉIA SALDANHA DE LIMA Universidade Federal de Pelotas
  • MILENA BASSANI Universidade Federal de Pelotas
  • GRACIELA VOLZ LOPES Universidade de São Paulo
  • WLADIMIR PADILHA DA SILVA Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v26i2.13294

Palavras-chave:

contaminação microbiológica, antibióticos, carne suína, Salmonella, multirResistência.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de Salmonella spp. em 15 amostras de cortes de carne suína (chuleta, pernil, copa e costela), comercializados em feiras-livres na cidade Pelotas-RS, verificar os sorovares prevalentes, e testar os isolados frente a diversos antibióticos de importância em clínica médica (ácido nalidíxico, ampicilina, aztreonam, canamicina, carbenicilina, cefalotina, cefoxitina, ceftriaxona, ciprofloxacina, cloranfenicol, gentamicina, sulfonamida, tetraciclina e trimetoprina). Doze amostras (80%) apresentaram contaminação por Salmonella enterica, sorovares Infantis, Derby, Panama e Typhimurium. Todos os isolados foram sensíveis à trimetoprina, aztreonam, ciprofloxacina, ceftriaxona e cefoxitina. Quanto aos demais antibióticos, o padrão de sensibilidade variou conforme o sorovar. Além disso, 39,1% dos isolados apresentaram-se multirresistentes.

Downloads

Como Citar

TESSMANN, C., ZOCCHE, F., DE LIMA, A. S., BASSANI, M., LOPES, G. V., & DA SILVA, W. P. (2008). OCORRÊNCIA E PERFIL DE SENSIBILIDADE A ANTIBIÓTICOS DE Salmonella spp. ISOLADA EM CORTES DE CARNE SUÍNA COMERCIALIZADOS EM CORTES DE CARNE SUÍNA COMERCIALIZADOS EM FEIRAS-LIVRES DE PELOTAS (RS). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 26(2). https://doi.org/10.5380/cep.v26i2.13294

Edição

Seção

Artigos