PERFIL SENSORIAL E TESTE DE CONSUMIDOR DE BISCOITO RECHEADO SABOR CHOCOLATE
Abstract
O objetivo deste trabalho foi construir o perfil sensorial de
três marcas comerciais de biscoito recheado sabor
chocolate, líderes no mercado consumidor. Empregou-se a
análise descritiva quantitativa (ADQ) para avaliar os
atributos sensoriais dos produtos e aplicou-se teste de
consumidor para verificar quais atributos determinam sua
aceitação e preferência junto ao mercado. Concluiu-se que
as amostras que competem no mercado são muito distintas
em suas características sensoriais. O biscoito que
apresentou melhor aceitação pelos consumidores
evidenciou que atributos como aroma e sabor de cacau,
crocância, baixa arenosidade do recheio, boa dissolução
e pouca resistência à mordida são características bastante
importantes para a determinação da preferência no
mercado.
SENSORIAL PROFILE AND STUFFED COOKIES WITH CHOCOLATE FLAVOR
CONSUMER TEST
Abstract
The objective of this work was to construct sensory profiles of three commercial brands
of stuffed cookies with chocolate flavor, leaders in the consumer market. Quantitative
Descriptive Analysis (QDA) was employed to evaluate the sensorial attributes of products and consumer test to verify which attributes determines its acceptation and preference
in the market. It was concluded that the samples, which compete in the market, are
sensorially very different. The cookie that presented better acceptance by consumers
evidenced that the attributes as aroma and cacao flavor, crunchiness, low sandiness of
stuffing, good dissolution and low bite resistance, are very important characteristics for
the market preference.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cep.v19i2.1239