AVALIAÇÃO SENSORIAL E MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO DE MARCAS COMERCIAIS DE REFRIGERANTE SABOR GUARANÁ

Autores

  • JOÃO DE DEUS SOUZA CARNEIRO
  • RONIELLI CARDOSO REIS
  • VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM
  • JOEL CAMILO SOUZA CARNEIRO
  • ADAIR JOSÉ REGAZZI
  • JANE SÉLIA DOS REIS COIMBRA
  • LUIS ANTÔNIO MINIM

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v21i2.1165

Palavras-chave:

GUARANÁ, REFRIGERANTES-ANÁLISE SENSORIAL, MAPA DE PREFERÊNCIA.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi comparar sensorialmente sete marcas de refrigerante sabor guaraná, sendo seis produzidas por pequenas empresas e uma por empresa líder de mercado. A Análise Descritiva Quantitativa (ADQ) foi utilizada para descrever e quantificar os atributos sensoriais das amostras. A aceitabilidade sensorial das marcas de refrigerante foi determinada mediante escala hedônica e os resultados avaliados pela Análise de Componentes Principais, Mapa de Preferência Interno e ANOVA. A maioria dos consumidores preferiu o refrigerante da marca líder de mercado, que apresentou os atributos sabor e aroma característico em maior intensidade e sabor e aroma tutti-fruti em menor intensidade.

Downloads

Como Citar

CARNEIRO, J. D. D. S., REIS, R. C., MINIM, V. P. R., CARNEIRO, J. C. S., REGAZZI, A. J., COIMBRA, J. S. D. R., & MINIM, L. A. (2003). AVALIAÇÃO SENSORIAL E MAPA DE PREFERÊNCIA INTERNO DE MARCAS COMERCIAIS DE REFRIGERANTE SABOR GUARANÁ. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 21(2). https://doi.org/10.5380/cep.v21i2.1165

Edição

Seção

Artigos