ACEITABILIDADE DO PALMITO DE PUPUNHA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v21i1.1153Palavras-chave:
ANÁLISE SENSORIAL, PALMITO DE PUPUNHA, SENSORIAL ANALYSIS, PEJIBAYE PALM HEART.Resumo
Avaliou-se o padrão de consumo de palmito e a aceitabilidade do palmito de pupunha ( Bactris gasipaes H.B.K.). Aplicouse questionário a um grupo de 80 indivíduos para avaliar a freqüência e os hábitos de consumo de palmito, segundo a faixa etária. O teste de aceitação do palmito de pupunha foi realizado com 45 julgadores, sendo apresentadas 2 amostras (em rodelas e picadas) na forma de conserva. As avaliações de aceitação foram realizadas utilizando-se escala hedônica de 9 pontos. A porcentagem de aprovação e de rejeição das amostras analisadas ocorreu, respectivamente, nas notas maiores e menores que 5 da escala hedônica. A freqüência de consumo de palmito mostrou que 78% dos julgadores consomem o produto 1 vez ao mês e 16% até 4 vezes ao mês. As amostras de palmito de pupunha em rodelas e picadas apresentaram 82 e 78% de aprovação, respectivamente. Ambas as amostras evidenciaram boa aceitação.
ABSTRACT
It was evaluated the pattern of consumption of palm heart and the acceptance of pejibaye palm heart ( Bactris gasipaes H.B.K.). A questionnaire was applied to a 80- members group, to evaluate, the frequency and habits of consumption of the palm heart according to the age group. The acceptance test of pejibaye palm heart was accomplished with 45 judges, being presented two samples (sliced and pricked) of pejibaye palm heart in preserve. The evaluations were made using a 9-points hedonic scale. The percentage of approval and rejection of the samples occurred when the scores were respectively higher and lower than 5 in the hedonic scale. The frequency of consumption of palm heart showed that 78% of the total judges eat it once a month; and 16%, until 4 times in a month. The slice and pricked samples obtained 82 and 78% of approval, respectively. The results showed that both samples obtained the same tendency of good acceptance indexes.
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