REFLEXÕES SOBRE A DUPLA CARREIRA – A HARMONIA ENTRE A UNIVERSIDADE PÚBLICA E O ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.79904Palavras-chave:
Política universitária – Gestão do Esporte – Formação esportiva – desempenho académico – desenvolvimento multidimensional.Resumo
A formação do atleta é um processo em longo prazo que implica equilibrar desafios inerentes ao desenvolvimento esportivo, educacional, psicológico, psicossocial e financeiro. Conseguir organizar sua rotina de treinos, estudos e compromissos sociais é fundamental para que o jovem estudante-atleta aproveite ao máximo as oportunidades que lhe serão oferecidas. O objetivo deste ensaio é contribuir para a discussão da dupla carreira, tendo como argumento a importância da formação holística do atleta, desde a sua iniciação no esporte à sua inserção no mercado de trabalho na transição no pós carreira esportiva. Para tanto apresentamos e analisamos conceitos relacionados ao processo de formação global e integrado, discutindo o impacto prático dos achados da literatura nacional e internacional. Finalizamos com a proposição de alternativas às universidades públicas brasileiras para que recebam o atleta de alto rendimento de maneira qualificada. Acreditamos no seu papel social da universidade pública em iniciar, de fato, o debate sobre acesso, permanência e conclusão do ensino superior de jovens em condição esportiva de alto rendimento, normatizando de maneira institucional a dupla carreira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




