Os movimentos dualistas e as “jaulas de aço” da Educação Física brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.73219Palavras-chave:
Educação Física brasileira, Epistemologia, Ciências Humanas, Ciências Biológicas.Resumo
O objetivo deste ensaio é oferecer provocações e apontamentos sobre as relações dicotômicas estabelecidas no campo da Educação Física (EF) brasileira no sentido de tentar demonstrar que não presenciamos apenas um dualismo clássico entre “biologia x cultura”, mas também enfrentamos, de modo velado, um dualismo no interior das próprias subáreas sociocultural e pedagógica da EF. Desse modo, o campo da EF brasileira sofre, há décadas, com o aprisionamento em diversas “jaulas de aço”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).