WOD Acadêmico
Análise da produção científica sobre o Crossfit
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v17i2.102412Resumo
O Crossfit se caracteriza como uma prática corporal que chegou ao Brasil em 2009, se popularizando em território nacional e ampliando o número de adeptos/praticantes. A partir desse crescimento, torna-se relevante compreender como esse fenômeno vem sendo abordado pela produção científica nacional. Neste estudo objetivou-se analisar a produção científica escrita em língua portuguesa e com autores(as) vinculados às instituições brasileiras, sobre o Crossfit. Foram identificados 95 artigos publicados em português, nas cinco principais bases de dados da área, cujos(as) autores(as) apresentam vínculo com instituições brasileiras. A análise quantitativa e qualitativa evidenciou que os estudos iniciaram em 2015 com aumento expressivo ao longo dos anos. Ainda, as pesquisas estão vinculadas a 34 periódicos, 58 instituições de ensino e 166 autores(as) diferentes (dentre primeiros(as) e últimos(as)). Observou-se predominância de temáticas relacionadas à nutrição, saúde e lesões, enquanto perspectivas histórico-culturais e sociodemográficas ainda se mostram incipientes. Conclui-se que a produção científica sobre o Crossfit no Brasil está em expansão e necessita diversificar temas, abordagens e espaços de publicação, visando ampliar o desenvolvimento e a qualidade das pesquisas na área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




