O debate acadêmico sobre a formação de base no futebol

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98633

Resumo

O presente estudo analisa as publicações científicas que tratam da formação do jogador de futebol para a excelência esportiva. O método de revisão sistemática foi usado para examinar artigos científicos, nacionais e internacionais, publicados entre 2001 e 2023 em periódicos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Destacaram-se para o diálogo em causa 232 estudos, os quais foram agrupados em onze categorias devido à heterogeneidade dos trabalhos. As observações indicam que a formação futebolística tem como objetivo principal o equilíbrio financeiro e esportivo dos clubes, bem como o retorno dos investimentos realizados pelos agentes de mercado da indústria do futebol. Isto ocorre em detrimento do atendimento às necessidades humanas mais amplas dos jovens atletas em desenvolvimento. A principal contribuição metodológica é a utilização de categorias de análise para fundamentar a compreensão, assimilação e síntese do debate disponível sobre a temática. 

Biografia do Autor

Marcelo Teixeira, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná UNOPAR (Londrina). Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho/UGF (Belo Horizonte). Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília/UnB. Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília/UnB. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB). Além de ser servidor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (2014-atual) e ex-servidor do Ministério do Esporte (2010-2019). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Administração Pública, Políticas Públicas Esportivas - e recentemente nas determinações mais ligadas ao fenômeno futebolístico.

Nadson Reis, Universidade de Brasília (Unb)

Doutor em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB), mestre em Educação Física pela mesma universidade, especialista em Educação Física Escolar, Docência do Ensino Superior e Gestão e Coordenação Escolar pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB) e licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação/Campus XII). É professor formador e coordenador de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Guanambi-BA. Membro do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/UNEB). Desenvolve estudos sobre esporte educacional, Educação Física escolar e futebol a partir de um enfoque crítico-dialético, em interface com as seguintes temáticas: história do esporte, economia, Educação Básica, prática pedagógica e políticas públicas.

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília (UnB)

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), atuando no âmbito da graduação e pós-graduação em atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Teoria Social do Esporte; Economia Política do Esporte. Integra o Avante, Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB. Possui Pós-Doutorado em Política Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e diretor da Faculdade de Educação Física da UnB. Foi também presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), editor chefe da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), além de membro do Conselho Nacional de Esporte, colegiado assessor do Ministério do Esporte. No âmbito da produção científica, possui várias publicações em autoria e co-autoria, dentre livros, capítulos de livro e artigos. Tem experiência em intercâmbios internacionais junto à Universidad de Barcelona (Espanha), Universidad de Sevilla (Espanha) e Universidad Provincial de Cordoba (Argentina).

Downloads

Publicado

2025-06-28

Como Citar

Teixeira, M., Reis, N., & Mascarenhas, F. (2025). O debate acadêmico sobre a formação de base no futebol: uma revisão sistemática. Revista Da ALESDE, 17(1), 162–182. https://doi.org/10.5380/ra.v17i1.98633

Edição

Seção

Artigos de revisão