Conhecimento tático declarativo no voleibol: a diferença entre atletas da categoria Sub-15 e Sub-17.
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v6i1.49209Palabras clave:
Voleibol, Conhecimento Tático Declarativo, Tomada de DecisãoResumen
O objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo dos atletas de voleibol da sub-15 e sub-17. A amostra deste estudo foi composta por 32 atletas de voleibol, sendo 22 da categoria sub-15 e 10 da categoria sub-17. Os atletas responderam ao questionário de conheciO objetivo do presente estudo foi avaliar o nível de conhecimento tático declarativo dos atletas de voleibol da sub-15 e sub-17. A amostra deste estudo foi composta por 32 atletas de voleibol, sendo 22 da categoria sub-15 e 10 da categoria sub-17. Os atletas responderam ao questionário de conhecimento tático declarativo no voleibol, após a validação de cenas de ataque da extremidade, ataque de central, levantamento e bloqueio. Os dados foram expressos pela estatística descritiva por meio da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. Os resultados encontrados demostraram que os atletas da categoria sub-17 apresentaram um conhecimento tático declarativo superior aos atletas da categoria sub-15. Provavelmente, os fatores relacionados à especialização influenciaram o resultado dos testes aplicados, já que o tempo de prática alterou o nível de conhecimento tático declarativo. Por fim, os atletas, em sua maioria, souberam expressar qual seria a decisão tomada frente as situações problemas, mas não conseguiram justificar suas ações.Voleibol, Conhecimento Tático Declarativo, Tomada de Decisãomento tático declarativo no voleibol, após a validação de cenas de ataque da extremidade, ataque de central, levantamento e bloqueio. Os dados foram expressos pela estatística descritiva por meio da média, desvio padrão, valor mínimo e valor máximo. Os resultados encontrados demostraram que os atletas da categoria sub-17 apresentaram um conhecimento tático declarativo superior aos atletas da categoria sub-15. Provavelmente, os fatores relacionados à especialização influenciaram o resultado dos testes aplicados, já que o tempo de prática alterou o nível de conhecimento tático declarativo. Por fim, os atletas, em sua maioria, souberam expressar qual seria a decisão tomada frente as situações problemas, mas não conseguiram justificar suas ações.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publiquen en esta revista acceden a las siguientes condiciones:
(a) Los autores retienen los derechos de copia (copyright) y ceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo asimismo bajo la licencia Creative Commons Attribution License que permite a terceros utilizar lo publicado siempre que hagan referencia al autor o autores del trabajo y a su publicación en esta revista.
(b) Los autores son libres de realizar otros acuerdos contractuales para la distribución no exclusiva del artículo que publiquen en esta revista (como puede ser incluirlo en una colección institucional o publicarlo en un libro), siempre que indiquen claramente la publicación original del trabajo en esta revista.
(c) Se permite y anima a los autores a publicar su trabajo en Internet (por ejemplo en páginas institucionales o personales) en forma de "working paper" o "preprint" después del proceso de revisión y publicación, ya que puede conducir a intercambios productivos y a una mayor y más rápida difusión del trabajo publicado. (Vea The Effect of Open Access).




