Resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.84678Keywords:
Educação Física escolar, esporte, prática pedagógica,Abstract
RESUMO: O presente texto apresenta uma resenha do livro “O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica”, de autoria do Prof. Dr. Paulo Carlan (UNIJUÍ) e publicado pela Editora Unijuí em 2018. A obra é composta por quatro capítulos, com uma análise da atuação pedagógica de um professor de Educação Física da rede básica de ensino, perpassando desde a sua formação inicial e a importância de ser docente contextualizando as possibilidades de ensino do esporte e o tratamento sobre a prática desse conteúdo no interior da escola. O autor claramente perspectiva a ressignificação do esporte, para que essa prática corporal seja trabalhada e ativada por meio de uma prática pedagógica que reconheça o esporte como um fenômeno socialmente produzido, a fim de superar um ensino do esporte escolar voltado para a lógica da performance e do rendimento, algo que ainda permanece enraizado no trato pedagógico de professores e professoras de Educação Física.
References
CARLAN, Paulo. O Esporte como conteúdo da Educação Física Escolar: estudo de caso de ima prática pedagógica. Ijuí: Unijuí, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).




