Ficções, “facções” e poder: olhares para a área de Educação Física a partir da obra “Divergente”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.72120

Keywords:

Educação Física, Corpo, Literatura jovem-adulto, Divergente.

Abstract

Ao visualizar possíveis aproximações entre a produção distópica “Divergente”, de Verônica Roth, e algumas das formulações teóricas de Elias, Foucault e Gumbrecht, o presente ensaio procura lançar alguns olhares para o campo da Educação Física. Trata-se de um manuscrito construído a partir do método descritivo-analítico, de caráter interpretativo, com a utilização de fontes documentais para o embasamento teórico-filosófico das análises realizadas. O diálogo entre uma obra do gênero da literatura distópica e clássicos da literatura acadêmica possibilitaram profícuas reflexões. O ensaio aponta, de maneira análoga à literatura young-adult analisada, que o desgaste das relações entre as “facções” da Educação Física pode ser um fator desencadeador do aparecimento de produções acadêmicas e pesquisadores “divergentes”, isto é, dispostos a superar polarizações e fragmentações historicamente hegemônicas na área.

 

Author Biographies

Silvia Heuer, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná

Rodrigo Tramutolo Navarro, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná

Jonathan Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná.

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná

Doutor em História e professor associado no departamento de Educação Física na Universidade Federal do Paraná.

Published

2020-06-01

How to Cite

Heuer, S., Navarro, R. T., Oliveira, J. R. de, & Capraro, A. M. (2020). Ficções, “facções” e poder: olhares para a área de Educação Física a partir da obra “Divergente”. The Journal of the Latin American Socio-Cultural Studies of Sport (ALESDE), 12(1), 141–157. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i1.72120

Issue

Section

Relações entre o biológico e o cultural no campo da Educação Física