Cultura e reconhecimento na educação física: questões basilares para um diálogo latino-americano

Authors

  • Larissa Michelle Lara UEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61247

Keywords:

cultura, reconhecimento, educação física, América Latina

Abstract

Este artigo discute a cultura e o reconhecimento como questões basilares para um diálogo profícuo no contexto da educação física latino-americana e problematiza como essas categorias alimentam processos intersubjetivos, impulsionam colaborações acadêmicas e qualificam a produção de conhecimento na área. Para tanto, são apresentados dados acerca das relações entre cultura e educação física a partir da colaboração de pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior latinoamericanas em oito países, bem como evidenciadas questões afetas à cultura e ao reconhecimento que possam contribuir para se pensar em uma educação física latino-americana. Com isso, sugere-se a intensificação do processo dialógico entre pesquisadores que resulte na compreensão do panorama da educação física latino-americana e na leitura crítica dessa realidade, de modo a fomentar e qualificar os saberes construídos e as ações de intervenção.

Published

2018-09-11

How to Cite

Lara, L. M. (2018). Cultura e reconhecimento na educação física: questões basilares para um diálogo latino-americano. The Journal of the Latin American Socio-Cultural Studies of Sport (ALESDE), 9(2), 1–18. https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61247